Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

Férias na Europa – um passeio ao meu passado

0

É um prazer poder compartilhar com vocês a minha viagem de férias.

Há algum tempo venho sonhando em trazer meus filhos aos lugares onde vivi tantos momentos felizes. Em 1990, depois de terminar a faculdade, vim morar na Itália com uma amiga (veja o post da história da minha vida de viajante aqui.) Estudava e trabalhava como relações públicas e intérprete no Lago di Garda, e mais tarde em Verona. Passei aqui um ano e meio. Aprendi muito, inclusive a cozinhar.

DSCN1383

Minha amiga ainda mora no mesmo Lago di Garda e se casou com um italiano.

Nikon Pedro 823

Sempre que pude, nesses últimos vinte e cinco anos, vim vê-la. Agora, pela primeira vez, trouxe meu marido e filhos.

IMG-20160715-WA0023

O Lago no verão é o destino de milhares de famílias de alemães e austríacos, em busca de calor e de um banho refrescante. A cidade onde ficamos hospedados, Lazise, fica cheia de turistas e – coisa rara no Brasil – muitos carros puxando traileres e motorhomes.

DSCN1416

O banho por aqui é para alemão, para os patos e cisnes, ou pelo menos é para aqueles que conseguem enfrentar a água gelada. Como a água vem do norte, da Áustria, proveniente do degelo da neve dos Alpes, ela demora a esquentar e só no sul do lago fica um pouco mais quentinha – ou menos gelada.

IMG-20160715-WA0024

Nesta foto, nós estamos numa prainha perto da cidade de Garda, bem ensolarada, com água mais agradável.

Do quente ao frio… em minutos!

Meu lugar favorito no lago sempre foi Malcesine, onde eu tinha intenção de morar quando ficasse velhinha. É uma cidade medieval em torno de um castelo maravilhoso, na beira do lago.

Dali se pega o teleférico até o Monte Baldo, o mais alto do lago.

IMG-20160715-WA0020

O passeio tem uma curiosidade: enquanto na beira do lago a temperatura é de cerca de 30 graus, lá no alto, a cerca de 1800 metros, despenca para uns 10 graus ou menos. Mas veja só a vista:

Nikon Pedro 812

Nikon Pedro 784

Despreparados para a queda brusca de temperatura, tivemos que comprar gorros e blusas na lojinha lá em cima.

IMG-20160715-WA0016

A descida é pra lá de divertida, com gritinhos e frio na barriga.

Lá embaixo, tiramos todos os casacos e fomos dar um mergulho numa prainha escondida atrás do castelo. Ali, vimos como a proximidade do norte do lago deixa a água gelada… brrrrr….

blog-carla-vilhena-foto

Foi um passeio pelas minhas lembranças, minha juventude, minhas descobertas. Senti muito prazer de mostrar um pouco da minha história para meus descendentes. Espero que eles se lembrem com carinho dessa volta ao meu passado.

por Carla Vilhena
Compartilhe

Deixe um comentário