Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Fernando Toldi e Fernanda Garcia faturam o 26º Troféu Brasil

0
Santos – Após um ano de extensas e acirradas disputas, chegou ao fim, neste domingo (dia 11), a 26ª edição do Troféu Brasil de Triathlon com os títulos de Fernando Todi, no masculino e de Fernanda Garcia, no feminino.
Mesmo sob um sol de 30ºC e de fortes ventos, prejudicando, inclusive, os tempos na prova de ciclismo, ambos os atletas conseguiram chegar em terceiro e sexto lugares, respectivamente, o suficiente para comemorarem o primeiro título dos dois na maior competição do gênero da América Latina.
“É sem dúvida a realização de um sonho. Passei um ano de muito altos e baixos, mas consegui mostrar regularidade durante as etapas. Agora faço parte de uma legião de grandes nomes do tritahlon brasileiro à vencer esse importantissimo circuito”, comemorou Toldi, vencedor de duas, das seis etapas do Troféu Brasil 2016. Já para a santista Fernanda Garcia, que desde cedo iniciou nas competições de triathlon da cidade, vencer em casa, perto dos familiares, é motivo de orgulho e felicidade. “Nossa é muito bom conquistar esse título. Persegui isso muito tempo e, agora, posso curtir com aqueles que sempre me incentivaram na modalidade”, disse Garcia.
Na última prova do ano, o atleta do Sesi, Reinaldo Colucci e do EC Pinheiros, Bia Neres, foram os vencedores da etapa, após percorrerem a distância olimpica de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. No masculino, Colucci travou uma batalha equilibrada com seus companheiros de equipe, Flávio Quiroga, Edivanio Monteiro e Almir Sorbo, além do santista Marcus Fernandes durante a natação e o ciclismo. Entretanto, na corrida, o atleta do Sesi conseguiu reunir forças para disparar na frente e faturar mais uma prova no ano, com o tempo de 01h56m19.
No feminino, Bia Neres foi soberana durante toda a prova, vencendo com o tempo de 02h13m09s, deixando para trás a segunda colocada, Mariana Penatti e da própria campeã, Fernanda Garcia, que cruzou em terceiro. Para o organizador da prova, Núbio de Almeida, o saldo do Troféu Brasil de 2016 foi altamente positivo, pois apesar de um ano de retração econômica, o circuito reuniu em todas as etapas centenas de atletas de todo o país, numa mescla de novos e experientes, atingindo o objetivo da competição. “Eu só tenho que agradecer o incentivo e a parceria dos atletas comigo, pois eles entenderam que mesmo na crise, nós podemos fazer do triathlon uma modalidade forte e atrativa”, explicou Almeida, que confirmou a realização do 27º Troféu Brasil de Triathlon com provas nos dias 26/03; 25/06; 03/09; 08/10; e 10/12, todas em Santos (SP).
Emoção na homenagem à Marcus Ornellas – Um dos pontos altos da última etapa do 26º Troféu Brasil de Triathlon foi a homenagem prestada ao triatleta Marcus Ornellas, em comemoração aos 25 anos do primeiro título do atleta na competição. Considerado como um dos ícones da modalidade no país, Ornellas participou de uma “largada especial” apenas com os amigos de outrora, como Armando Barcellos, Marcelo Butenas, Leandro Macedo, Virgílio de Castilho e outros, que competiram na distância Short (750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida).
“Foi uma emoção muito forte viver isso aqui de novo. Engraçado que faz alguns anos que não disputo mais a prova, contudo todos continuam me reconhecendo. Até o pessoal do hotel lembrou de mim!”, disse o fluminense, bicampeão do Troféu Brasil, em 1992 e 1996. Além disso, Marcus Ornellas sempre teve atuação de destaque na prova. Apenas para se ter uma ideia, entre 1992 e 2004 foi quatro vezes vice-campeão, duas vezes terceiro, duas vezes quarto. Desde 1991 conseguiu completar 56 provas, ficando 39 vezes entre os cinco melhores colocados, com destaque para seis vitórias e 12 segundos lugares. Somente duas vezes não ficou entre os Top 10 numa etapa.
“Sou muito grato ao Núbio por tudo que ele fez por mim e, sobretudo, pela modalidade. Foi aqui que cresci, desenvolvi e me tornei um atleta de ponta. Sempre tive companheiros e concorrentes de muito potencial que fizeram eu entender que o triathon é um esporte que precisa de muita dedicação. Por isso, só me resta agradecer”, disse Ornellas, não contendo as lágrimas na homenagem durante a premiação.
Compartilhe

Deixe um comentário