Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Festival Além da Rua compartilhará vivências da arte à beira mar na praia do Pecém

0

A quinta edição do “Além da Rua – Festival Internacional de Artes e Conexões” aporta na praia do Pecém, que pertence ao município de São Gonçalo do Amarante, de 16 a 22 de setembro. O evento pretende construir, por meio por meio arte, ações sustentáveis, trocas de experiências práticas em defesa da natureza e transformações dos ambientes e pessoas. Antes de chegar ao Pecém, o circuito Além da Rua esteve em Sousa-PB, em agosto, onde foram realizadas intervenções artísticas pelas ruas da cidade, e também vai passar por Fortaleza, de 11 a 16 de setembro.

   E é com esse espírito itinerante, de muita arte, cores, afetos e diversidade que a edição do Pecém terá 18 profissionais (Line Up – Curadoria Instagrafite), sendo cinco do Ceará, seis de outros estados do Brasil e sete do cenário internacional, que vão colorir com seus trabalhos mais de dez murais. Na programação do festival, também terá duas festas e dois shows com quatro DJs.

   Na lista dos artistas convidados das artes visuais, no âmbito internacional, estão Ana Marietta (EUA), Marta Copper (EUA), Evoca (EUA), Ever Siempre (Argentina), Poni (México) e o Coletivo Licuado, formado por Fitz e Theic (Uruguai). Do Brasil estarão Serifa (São Paulo), Camila Siren (Brasília), Wes Gama (Goiás), Estela Miazzi (São Paulo), Ramon Martins (São Paulo) e Bozó Bacamarte (Recife). No âmbito local, o festival irá contar com as presenças de Nódoa, Dinha, Luci Sacoleira, Brreux e Auxi, todos de Fortaleza.

   O Além da Rua Pecém terá ainda três espetáculos (duas peças de rua e um cortejo) e dez ações formativas, sendo cinco oficinas, quatro rodas de conversa e uma residência. O festival terá acesso gratuito e todas as atividades vão envolver diretamente a comunidade.

   “O festival abriga workshops, oficinas, shows, como também pinturas em casas dos pescadores e nas velas dos barcos, que irão virar um grande museu a céu aberto em além mar. Com certeza vai ser um trabalho bem bonito que a gente vai fazer na comunidade”, explica Marina Bortoluzzi, sócia do Instagrafite e curadora do Além da Rua 2019. Para Bortoluzzi, o festival será um momento em que “os artistas vão, praticamente, fazer uma residência artística. Eles irão se inteirar da comunidade, vão trocar ideias com as pessoas e com o local para realmente retratar a comunidade através do seu estilo”.

Oficinas

   Na programação serão oferecidas oficinas gratuitas de mídias sociais, pintura mural, fotografia, vídeo e edição pelo celular. As inscrições começaram no dia 04 de setembro e seguem até o preenchimento das vagas. Durante os últimos três dias do festival serão realizadas ainda as pinturas das velas dos barcos dos pescadores do local.

   O Festival Além da Rua 2019 é apresentado pela AECIPP, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio incentivado da EDP e TECER, além de patrocínio direto da PHOENIX e Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, realizado pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO ALÉM DA RUA OFICINAS – PRÉ-FESTIVAL – 09 A 13 DE SETEMBRO

 

DIA 09 (SEGUNDA)

14h às 17h

Oficina de Expressão Artística e Construção de Letras

Facilitador: Ramon Sales

Local: Edite Alcântara Mota

 

DIA 10 (TERÇA)

14h às 17h

Oficina de Palhaçaria

Facilitador: Higor Fernandes

Local: ASFAP

Oficina de Expressão Artística e Construção de Letras

Facilitador: Ramon Sales

Local: Edite Alcântara Mota

DIA 11 (QUARTA)

14h às 17h

Oficina de Palhaçaria

Facilitador: Higor Fernandes

Local: ASFAP

Oficina de Stêncil

Facilitador: Selo Coletivo

Local: Edite Mota

 

DIA 12 (QUINTA)

14h às 17h

Oficina de Palhaçaria

Facilitador: Higor Fernandes

Local: ASFAP

DIA 13 (SEXTA)

14h às 17h

Oficina de Palhaçaria

Facilitador: Higor Fernandes

Local: ASFAP

PROGRAMAÇÃO ALÉM DA RUA PECÉM – FESTIVAL – 16 A 22 DE SETEMBRO

 

DIA 16 (SEGUNDA)

10h às 13h30 – Credenciamento Equipe

Local: Espaço Além Rua Praia

14h às 17h

Residência Musical

Facilitadores: Adriano Azevedo e Miquéias dos Santos

Local: ASFAP

15h – Recepção e Credenciamento dos artistas no Hotel

16h – Reconhecimento dos muros com os artistas.

Articuladores: Ramon Sales, Tereza Dequinta e Robézio Marqs

18h – Recepção de Boas-vindas

Artistas, Equipe e Patrocinadores

DIA 17 (TERÇA)

14h às 17h

Palestra “Fotografia, redes sociais e arte urbana”

Facilitadores: Instagrafite

Local:Escola Edite Alcântara Mota

14h às 17h

Residência Musical

Facilitadores: Adriano Azevedo e Miquéias dos Santos

Local: ASFAP

Compartilhe

Deixe um comentário