Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Fortaleza reduz de 88 para 4 média móvel de óbitos por Covid-19 em comparação com a semana de pico da pandemia

0

O prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio informou, na noite desta segunda-feira (27), que a média móvel de óbitos por Covid-19 caiu de 88 registros, na semana do pico da transmissão da doença para quatro confirmações na semana passada, na cidade. A capital já contabiliza dez semanas consecutivas de queda na média de mortes pela doença.

“As semanas epidemiológicas 19 e 20 foram as mais críticas, quando a gente chegou a ter um trágico número de uma média de 88 óbitos por dia na semana mais crítica. A partir daí, a gente teve dez semanas consecutivas desse número médio diário de mortes até chegarmos ao nosso mais baixo número com média de quatro óbitos por dia por Covid-19”, disse.

A redução também foi registrada na média diária de pacientes com Covid-19 ou quadro sugestivo de Covid-19 demandando internação em leitos de enfermaria ou de UTI.

“No momento mais crítico da pandemia a gente tinha uma média de 113 pacientes todo dia precisando de internação em leito de enfermaria ou de UTI e na última semana essa média diária foi de 10,7 pacientes/dia, indicando uma consistência de queda nesse tipo de demanda”, concluiu.

Os números da pandemia no Ceará

O número de casos confirmados da Covid-19 no Ceará contabiliza 162.429, com 7.509 mortes em decorrência do vírus Sars-Cov-2, segundo a plataforma IntegraSUS, atualizada às 14h26 desta segunda-feira (27). O total de pacientes recuperados da enfermidade já chega a 136.415.

O IntegraSUS aponta que há ainda 75.080 casos suspeitos e 602 mortes em investigação. Desde o início da pandemia já foram realizados 429.120 testes para detecção do vírus.

Fortaleza lidera os números do coronavírus no Ceará, com 41.253 diagnósticos positivos e 3.665 óbitos. A capital entra na segunda semana da fase 4 do plano de reabertura econômica nesta segunda-feira (27), com retomada de academias e clubes esportivos.

Sobral, na Região Norte, concentra 9.600 casos confirmados e 279 mortes. No Cariri, a cidade de Juazeiro do Norte chegou a 6.457 confirmações da doença e 188 óbitos.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, Maracanaú (5.063 casos) e Caucaia (4.931) se destacam nos índices. Caucaia é a segunda cidade em número de mortes pela Covid-19, com 313 óbitos. Em Maracanaú, 228 pessoas não resistiram à doença. Também na macrorregião da capital, Maranguape tem 3.745 casos, 106 destes evoluíram para morte.

Os casos confirmados também chamam atenção nas cidades de Quixadá (2.667), Crato (2.555), Tianguá (2.383), Acaraú (2.290) e Camocim (2.131).

Veja outras informações da plataforma:

  • A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 66,72%;
  • A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 40,05%;
  • A letalidade da doença no Estado é de 4,6%.

Os números apresentados pela Sesa são atualizados permanentemente. As mortes não foram contabilizadas no dia em que ocorreram, nem os casos, no dia dos primeiros sintomas, e sim, conforme a liberação dos resultados de exames.

Veja como ficam as fases por região:

  • Municípios da Macrorregião de Fortaleza seguem para a 2ª semana da Fase 3;
  • Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe seguem para a 1ª semana da Fase 2;
  • Macrorregião Norte segue para a 2ª semana da Fase 1;
  • Macrorregião do Cariri permanece na Fase de Transição da Economia, por conta dos indicadores ainda em alerta
Cidades do Ceará avançam na retomada da economia

Cidades do Ceará avançam na retomada da economia

Veja o que pode reabrir na 4º fase do plano de transição em Fortaleza

  • Restaurantes e barracas nos períodos diurno e noturno (até 23h);
  • Academias (30% da capacidade)
  • Transporte interestadual de passageiros;
  • Locação de automóveis com motorista;
  • Comércio de produtos não essenciais;
  • Atividades religiosas (100% da capacidade).
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1/CE

Compartilhe

Deixe um comentário