Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Fortaleza reduz intervalo para dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para quatro meses

0

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou, nesta sexta-feira (3), que a cidade irá reduzir o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 de 5 meses para 4 meses a partir da próxima segunda-feira (6).

Desta forma, pessoas que estavam esperando o mês de janeiro para receber a dose adicional já deverão ser agendadas pela Prefeitura para datas em dezembro. A previsão da Prefeitura é que aproximadamente 300 mil pessoas se enquadrem neste perfil.

“Fortaleza vai reduzir o intervalo entre 2ª e 3ª doses para quatro meses. Na segunda-feira (06/12), iniciaremos os primeiros agendamentos nesse perfil. Com a medida, cerca de 300 mil fortalezenses que receberiam a 3ª dose somente a partir de janeiro tornam-se aptos a serem beneficiados já neste mês de dezembro”, escreveu nas redes sociais.

O anúncio do prefeito ocorre em meio ao avanço da variante Ômicron no mundo. O Brasil já confirmou cinco casos da variação do vírus da Covid-19 identificada pela primeira vez na África do Sul e já considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma Variante de Preocupação (VOC).

LEIA TAMBÉM:

Brasil soma cinco casos da variante ômicron, com duas confirmações no DF

Brasil soma cinco casos da variante ômicron, com duas confirmações no DF

A aplicação da dose de reforço na população adulta abaixo de 60 anos está ocorrendo desde o dia 19 de novembro. A dose adicional foi autorizada pelo Ministério da Saúde e, até este fim de semana, está valendo o período indicado pelo governo federal, de 5 meses.

Nesta quinta-feira, O governo do estado de São Paulo anunciou a redução de 5 para 4 meses o intervalo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Mais de 90% da cidade imunizada

Fortaleza já tem 91% da população vacinada com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19, de acordo com a prefeitura. As duas doses garantem imunização contra o vírus.

Quase 100% da população acima de 12 anos de idade na capital já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a doença. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Quase 100% da população acima de 12 anos de idade na capital já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a doença. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Contudo, o Ministério da saúde indica que é necessária a dose de reforço – que agora será aplicada quatro meses após a segunda dose – para evitar que a imunidade contra a doença caia com o passar do tempo.

Ainda segundo a Prefeitura de Fortaleza, 99,6% da população já recebeu ao menos uma dose da vacina.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário