Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Fortaleza tem 23 praias próprias para banho no fim de semana; veja lista

0

Na região da Praia do Futuro, um dos principais pontos turísticos da cidade, quase todos os pontos podem receber banhistas.

Fortaleza tem 23 praias próprias para o banho no fim semana, de acordo com o novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado nesta sexta-feira (3).

Na região leste da cidade (que compreende as praias do Futuro, Caça e Pesca e Sabiaguaba), praticamente todos os pontos estão próprios para banho. Onze deles estão aptos a receberem banhistas. Apenas a Praia do Titanzinho, no posto 11, está imprópria.

Balneabilidade de Fortaleza

Praias própriasPraias impróprias
Posto 1- Praia do Caça e Pesca (entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó)Posto 11 – Praia do Titanzinho (Farol)
Posto 2 – Praia do Futuro (entre os Postos dos Bombeiros 7 e 8)Posto 12 – Cais do Porto (entre a Praia dos Botes e o Farol)
Posto 3 – Praia do Futuro (entre os Postos dos Bombeiros 6 e 7)Posto 13 – Praia do Mucuripe (entre o Monumento do Jangadeiro e a Praia dos Botes)
Posto 4 – Praia do Futuro (entre o Posto dos Bombeiros 06 e a Praça 31 de Março)Posto 14 – Praia do Mucuripe (entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros)
Posto 5 – Praia do Futuro (entre a Praça 31 de Março e o Posto dos Bombeiros 4)Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a rua José Vilar e o Espigão
Posto 6 – Entre os Postos dos Bombeiros 03 e 04Posto 21 – Praia do Poço da Draga (entre o INACE e o Aquário)
Posto 7 – Praia do Futuro (entre os Postos dos Bombeiros 2 e 3)Posto 24 – Praia da Leste Oeste (entre a Rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes)
Posto 8 – Entre os Postos dos Bombeiros 01 e 02Posto 26 – Praia do Pirambu (No espigão entre a avenida Dr. Theberge e a rua Boa Esperança)
Posto 9 – Praia do Serviluz (entre a rua Ismael Pordeus e o Posto dos Bombeiros 1)Posto 28 – Vila do Mar (entre a Rua Lagoa do Abaeté e a Rua Seis Companheiros)
Posto 10 – Praia do Serviluz (entre o Farol e a rua Ismael Pordeus)Posto 30 – Praia da Barra do Ceará (entre a foz do Rio Ceará e a Rua das Goiabeiras)
Posto 67 – Entre a foz do Rio Cocó e a rua Sabiaguaba
Posto 15 – Praia do Mucuripe (entre a Volta da Jurema e o foz do Riacho Maceió)
-Posto 16 – Entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Beira Mar (entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira)
Posto 18 – Praia do Meireles (entre Espigão da Rui Barbosa e a rua José Vilar e o Espigão)
Posto 19 – Praia de Iracema (entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa)
Posto 20 – Praia do Lido/dos ‘crushs’ (entre o Aquário e o Espigão da rua João Cordeiro)
Posto 22 – Praia do Moura Brasil/Marina Park (entre a Rua Padre Mororó e a Av. Alberto Nepomuceno)
Posto 23 – Praia da Leste Oeste (entre a Av. Philomeno Gomes e a Rua Padre Mororó)
Posto 25 – Praia do Pirambu (entre a Av. Pasteur e a Rua Jacinto Matos)
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 29 – Praia da Barra do Ceará (entre a Rua das Goiabeiras e a Rua Lagoa do Abaeté)
Posto 30 – Praia da Barra do Ceará (entre a foz do Rio Ceará e a Rua das Goiabeiras)

Fonte: Superintendência Estadual do Meio Ambiente

De acordo com a Semace, a região central é a que vem em segundo lugar, com cinco pontos nos padrões de balneabilidade. São destaques as praias de Iracema, Meireles e Beira Mar. O trecho 16, que compreende uma área da Praia do Mucuripe, já voltou a ser analisado pela Semace, está impróprio.

O litoral oeste, por sua vez, apresenta sete pontos favoráveis, destaques para as praias da Leste-Oeste e Pirambu. A praia da Barra do Ceará está imprópria para banho.

A Semace destaca a importância de lembrar que ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo são fatores que podem influenciar na qualidade das águas da orla.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário