Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Fortaleza tem 37 dias seguidos de chuva

0

Capital cearense acumula 638 milímetros de chuva em março, recorde desde que esse índice passou a ser registrado.

Fortaleza com várias ruas alagadas durante forte chuva.  — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Fortaleza com várias ruas alagadas durante forte chuva. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Fortaleza já tem 37 dias de chuvas consecutivos. Desde o dia 3 de março a capital recebe precipitação. As chuvas são mais intensas ocorreram a partir de 15 de março, segundo Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em março, a capital cearense maior acumulado para desde que esse índice passou a ser registrado, 1973, ano de criação da Funceme. Conforme o balanço parcial, o observado mensal foi de 638,4 milímetros, superando os 617,4 mm de março de 1986.

Além do recorde histórico, as chuvas da capital representaram ainda o maior acumulado entre os 184 municípios cearenses. Logo atrás vêm Granjeiro e Várzea Alegre, ambos no Cariri, com 551,7 e 551,5 milímetros, respectivamente.

Motivo de tanta chuva

Meteorologista explica o que está ocasionando chuvas fortes em Fortaleza

Meteorologista explica o que está ocasionando chuvas fortes em Fortaleza

Segundo a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, as precipitações na cidade, assim como no restante do Ceará, exceto na região Sul, são ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico em atividade nos trópicos.

LEIA TAMBÉM:

Até o momento, a maior chuva já registrada em Fortaleza, foi no posto pluviométrico do Bairro Caça e Pesca, entre os dias 28 e 29 de março, com 135,8 milímetros. Outro bom registro ocorreu entre os dias 27 e 28 de março com 88 milímetros.

Castanhão dobra aporte em março

Com as boas chuvas registradas no mês de março o volume da capacidade do Açude Castanhão dobrou de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No início de março, o Castanhão, estava com aproximadamente 8% da sua capacidade e terminou o mês com praticamente o dobro disso, 16%, o que é muita água considerando a dimensão do açude.

Atualmente, o Ceará possui atualmente 24 reservatórios com 100% do volume. O estado tem 29 açudes com volume acima de 90% e 60 reservatórios com volume inferior a 30%. O Orós, segundo maior do estado, possui 40,52%. Já o Banabuiú se encontra com 8,27%

G1 CE.

Compartilhe

Deixe um comentário