Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Funceme: Ceará terá fim de semana com predomínio de céu claro em todas as macrorregiões

0

A previsão do tempo para esse fim de semana aponta céu claro em todas as regiões do Ceará nos próximos dois dias, segundo análise das condições atmosféricas realizada pela  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste momento, o estado não está sob influência de nenhum sistema indutor de chuvas, o que colabora para o cenário de nebulosidade variável em todas as macrorregiões.

Chegada do inverno

Um fato que chama atenção neste período de Pós-Estação no Ceará é a leve redução da temperatura média mensal. Considerada a época mais “fria” do ano, em municípios como Guaramiranga, localizado no Maciço de Baturité, as médias são de 18,1 °C e 17,4 °C, em junho e julho, respectivamente.

“O dia 21 de junho é marcado pelo início da estação de inverno no hemisfério sul do nosso planeta. Apesar do estado do Ceará estar localizado muito próximo da Linha do Equador, as temperaturas tendem a apresentar uma pequena redução no período de inverno austral. Daí essas médias um pouco mais baixas nessa época. É interessante lembrar que as chuvas mais importantes no Ceará ocorrem entre as estações do verão e do outono no hemisfério sul”, explica o meteorologista da Funceme Raul Fritz.

Compartilhe

Deixe um comentário