Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Funceme registra chuva em pelo menos 33 cidades do Ceará

0

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em pelo menos 33 cidades do Ceará entre as 7h de quarta-feira (11) e 7h desta quinta (12). Os números são atualizados ao longo do dia e a tendência é de crescimento.

Os maiores volumes pluviométricos, até agora, foram observados nos municípios de Acaraú (16 mm), São Gonçalo do Amarante (15 mm), Trairi (13 mm) e Aurora (9,8 mm). Segundo a Funceme, as recentes chuvas “estão associadas à atuação de áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano Atlântico, na porção a leste da região Nordeste e avançaram em direção ao Ceará”.

Esse fenômeno deve permanecer atuando no estado nos próximos dias. A previsão para esta quinta, ainda conforme o órgão meteorológico, é de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana, no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns. Para amanhã, há possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.

Pré-estação antecipada

Especialistas da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontaram que a pré-estação (dezembro e janeiro) chuvosa começaria mais cedo no Ceará. Na prática, essa constatação tem se confirmado.

Até agora, todos os doze dias de novembro tiveram registros pluviométricos. Dia 4 de novembro foi o que registrou maior quantidade de cidades banhadas pelas chuvas. Foram 84 ao total, com destaque para Crateús, que registrou 119,4 mm na data.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário