Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Funsaúde convoca 315 aprovados em concurso público, no Ceará

0

Nomes foram divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE). Fundação prevê contratar 500 funcionários públicos por mês até março.

A Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) convocou, nesta segunda-feira (28), 315 candidatos aprovados no concurso público da instituição, ocorrido em 2021. Ao todo, foram chamados 56 profissionais da área assistencial, 230 da área médica e 29 da área administrativa.

As listas com os nomes dos aprovados constam no Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE), com cota de 20% das vagas para participantes negros e 5% para Pessoas com Deficiência (PcD). Os profissionais assumirão cargos na sede da Funsaúde e no HGF. Até então, só 322 pessoas haviam sido contratadas.

A entrega de documentos ocorre de 7 a 12 de dezembro, exclusivamente no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), seguindo calendário divulgado.

LEIA MAIS:

Se o candidato não puder comparecer, a entrega de documentos pode ser feita por terceiros, mediante procuração devidamente registrada em cartório. A exclusão pode ocorrer caso o candidatou ou representante legal não se apresentem na data e no horário definidos ou não disponham de qualquer um dos documentos exigidos.

Os concursados serão contratados como empregados públicos, com todos os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e salários compatíveis com o mercado.

Conforme o diretor-presidente da Funsaúde, Manoel Pedro Guimarães, o momento é de “celebração”, e a expectativa é de que os chamamentos ocorram de forma robusta. A projeção é de que sejam convocados 500 funcionários públicos por mês até março.

Lei de Responsabilidade Fiscal

 

O novo chamamento considera as restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, previstas para o último semestre do mandato do titular do Poder Executivo. Segundo o órgão, foram feitas compensações orçamentárias para permitir a contratação sem aumento de gasto com pessoal.

O diretor-presidente da Funsaúde indicou que a norma “impactou bastante” o planejamento estratégico da entidade, órgão da administração indireta do estado. De acordo com ele, a lei alterou a composição e formatação de unidades de produção e causou a suspensão temporária das novas admissões.

O cálculo interferiu na ordem de convocação inicialmente programada por equipes multiprofissionais. Em razão disso, cargos concursados em que os salários se aproximam dos já praticados foram priorizados. A recomposição das equipes está prevista na convocação seguinte, que deve ocorrer no início de 2023.

O diretor de atenção à saúde da fundação, André Macedo, apontou que a convocação se dá fora da metodologia original prevista para atendimento à legislação. ” Nosso compromisso é recompor todas as equipes assistenciais nos primeiros três meses de 2023″, disse.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário