Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

Furacão Dorian chega às Bahamas na categoria 5 e com ventos de 295 km/h

0

O Furacão Dorian chegou às Bahamas com ventos de 295 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) em Miami. O furacão, de classificação 5, a mais alta existente, chegou às Ilhas Ábaco – no norte das Bahamas – às 12h40 no horário local (13h40 em Brasília).

Moradores de Ábaco já sofrem com enchentes, e há relatos de casas destruídas. Segundo a agência Reuters, as casas da ilha são construídas para suportar ventos de pelo menos 241 km/h – menos do que as rajadas de vento provocadas pelo furacão. Alarmes de carros soaram por toda a ilha, onde já se vê metais retorcidos.

Primeiras imagens da força dos ventos do furacão Dorian nas Bahamas — Foto: Reprodução/GlobonewsPrimeiras imagens da força dos ventos do furacão Dorian nas Bahamas — Foto: Reprodução/Globonews

Primeiras imagens da força dos ventos do furacão Dorian nas Bahamas — Foto: Reprodução/Globonews

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse em uma entrevista que “uma tempestade mortal e monstruosa” atinge a região. “Isso nos colocará em um teste que nunca enfrentamos antes. É provavelmente o dia mais triste”, falou chorando. Minnis lembrou que 73 mil pessoas e 21 mil casas correm risco com a tempestade.

Minnis emitiu uma ordem de evacuação para residentes em áreas vulneráveis desde sexta-feira (31), mas observou que muitas pessoas não deram atenção a seus avisos. Em Guana Cay, a maioria dos moradores optou por ficar, apesar do apelo do primeiro-ministro. Troy Albury, um morador da ilhota, disse ao “The Nassau Guardian” que oito pessoas partiram a bordo de uma balsa no sábado, mas que cerca de 150 optaram por ficar.

Nas redes sociais, o presidente americano Donald Trump pediu que o mundo “ore pelas pessoas das Bahamas”.

Furacão Dorian ganha força e passa para a categoria cinco, a mais alta
Jornal GloboNews
Furacão Dorian ganha força e passa para a categoria cinco, a mais alta

Furacão Dorian ganha força e passa para a categoria cinco, a mais alta

Segundo o Centro Nacional de Furacões, o Dorian segue na direção oeste e deve atingir a ilha Grande Bahama ainda neste domingo (1º).

Nessas regiões, o nível das marés poderá ficar de 6 a 9 metros acima do normal. Com isso, além dos fortes ventos, as tempestades contarão também com “ondas grandes e destrutivas”, segundo o NHC.

Alerta para condado da Flórida

De acordo com a rede de notícias CNN, o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de furacão para a região do condado de Volusia, que possui cerca de 530 mil habitantes, na Flórida.

Para o final da segunda (2) e o início da terça-feira (3), há a possibilidade de que o furacão chegue com força à Flórida.

De acordo com comunicado do órgão, a tempestade poderá desenvolver ventos de até 320 km/h e causar “uma destruição extrema nas áreas atingidas por várias horas”.

“Esta é uma situação com risco de vida. Os moradores do local devem se abrigar imediatamente. Não se aventure se eles passarem em sua localização”, completou o Centro Nacional de Furacões.

Mais cedo, os modelos de previsão de rota apontavam que o Dorian faria uma curva para cima na próxima terça (3) ou quarta (4), informou a CNN, mas não se sabia exatamente quando. Isso poderia fazer a diferença entre o furacão tocar ou não o solo.

De acordo com o governo da Flórida, foram emitidas ordens de evacuação obrigatórias para as áreas costeiras dos municípios de Palm Beach, Martin, St. Lucie e Brevard. O Condado de St. Johns emitirá uma ordem de evacuação amanhã.

O governador DeSantis também determinou a suspensão de pedágios nas estradas.

Outras localidades dos EUA também devem ter grandes quantidades de chuva até o fim da semana. Nas Carolinas do Sul e Norte, pode haver entre 15 e 25 cm de chuva, com alguns lugares recebendo até 38 cm.

Ordem de evacuação para 148 mil moradores

Cerca de 148.500 moradores do Condado de St. Johns, na Flórida, estão sob ordem de evacuação obrigatória a partir de segunda-feira às 8h no horário local.

Também foi emitida uma ordem de evacuação obrigatória para os residentes de Hastings e Flagler Estates.

A ordem atinge sobretudo moradores de casas à beira-bar e de áreas propensas a inundações, informou a CNN.

Também foi emitida uma ordem de evacuação obrigatória para as pessoas em Hastings e Flagler Estates.

Entenda as categorias dos furacões

Furacão Dorian na manhã de sexta-feira (30) — Foto: NASA

Meteorologistas usam uma escala para determinar a intensidade dos ventos de furacões (escala de Saffir Simpson), levando em conta também o dano material estimado. Veja abaixo:

  • Categoria 1: ventos de velocidade entre 119 e 153 km/h;
  • Categoria 2: ventos de velocidade entre 154 e 177 km/h;
  • Categoria 3: ventos de velocidade entre 178 e 208 km/h (a partir daqui, já é classificado como furacão “poderoso”);
  • Categoria 4: ventos de velocidade entre 209 e 251 km/h (categoria do furacão Maria, que atingiu Porto Rico em 2017 e deixou mais de 4,6 mil mortos).
  • Categoria 5 (Dorian): ventos de velocidade a partir de 252 km/h.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário