Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Furacão Dorian ganha força e Flórida se prepara para ser atingida

0

Por Reuters

Furacão Dorian na manhã de sexta-feira (30) — Foto: NASA

O furacão Dorian, que está perto da Flórida, nos Estados Unidos, deve ganhar força nas águas quentes perto da terra, se expandir e se tornar um furacão de categoria 4 antes de atingir o estado na semana que vem, de acordo com previsões desta sexta-feira (30).

O Centro Nacional de Furações dos EUA emitiu um comunicado para o noroeste das Bahamas e disse que o risco de “ventos de força devastadora ao longo da costa leste da Flórida no final do fim de semana ou no começo da semana que vem continuam a crescer”.

O furacão começou como categoria 2, mas na tarde desta sexta já atingiu a categoria 3, com ventos sustentados de 185 Km/hora.

Imagem por satélite do furacão Dorian perto de São Tomás e das Ilhas Virgens dos EUA — Foto: Divulgação/NASA WorldviewImagem por satélite do furacão Dorian perto de São Tomás e das Ilhas Virgens dos EUA — Foto: Divulgação/NASA Worldview

Imagem por satélite do furacão Dorian perto de São Tomás e das Ilhas Virgens dos EUA — Foto: Divulgação/NASA Worldview

O estado da Flórida inteiro está sob declaração de emergência. O governador Ron DeSantis convocou 2.500 tropas da Guarda Nacional e outras 1.500 estarão de prontidão.

A previsão é de que o furacão cresça à medida que seu avanço se torna mais lento nas águas quentes perto da costa, e chegue à terra no fim de segunda (2) ou no começo da terça (3).

Os ventos, no entanto, podem ser sentidos mais cedo na Flórida, já no sábado (31) à tarde.

Em mensagem publicada nas redes sociais, o presidente Donald Trumpadmitiu que pode haver evacuações das áreas afetadas pelo furacão.

“Estamos prontos, estamos com as melhores pessoas do mundo prontas, e elas vão ajudá-los. Já começamos a levar comida e água. Mas pode ser que vocês tenham que evacuar, estamos vendo ainda”, disse.

Preparações nos EUA

Não foram ordenadas retiradas de pessoas, mas muitos esperam que a trajetória do furacão fique mais clara depois que ele aterrissar.

Se, como esperado, ele alcançar a categoria 4 no domingo (1), seus ventos vão estar a mais de 208 quilômetros por hora.

A movimentação do próprio furacão é de 19,2 quilômetros por hora, mas pode se desacelerar para um terço disso. Quanto mais lenta a marcha, mais tempo ele tem para puxar “combustível” do mar quente.

Casal reforça a proteção da porta de uma casa perto do mar em Porto Rico — Foto: Ricardo Arduengo/ReutersCasal reforça a proteção da porta de uma casa perto do mar em Porto Rico — Foto: Ricardo Arduengo/Reuters

Casal reforça a proteção da porta de uma casa perto do mar em Porto Rico — Foto: Ricardo Arduengo/Reuters

Modelos recentes do Centro Nacional de Furacões mostram que ele deverá bater no meio do estado, mas, a previsão anterior era que isso aconteceria um pouco mais ao sul.

Ele pode se arrastar em direção a Orlando na terça (3) ou na quarta (4), perdendo força à medida que se afasta do mar.

Outros modelos do Centro Nacional de Furacões mostram que ele está direcionado ao sul, para Miami, antes de atingir a península, ou para o norte, para a costa da Georgia.

Deve haver chuvas também, que podem causar enchentes que representam riscos de vida, de acordo com os meteorologistas.

Trump cancelou viagem

O presidente Trump cancelou uma viagem que estava agendada para a Polônia e enviou o vice, Mike Pence, em seu lugar, para poder monitorar as reações ao furacão.

“Agora, parece que pode ser um monstro absoluto”, disse Trump em um vídeo postado em uma rede social. Ele disse que comida e água estão sendo enviadas à Flórida.

DeSantis, o governador, disse que os moradores do estado precisam levar o furacão a sério. “Agora é a hora de se preparar e ter um plano”, ele escreveu.

Clientes fazem fila em supermercado na cidade de Kissimmee, na Flórida — Foto: Gregg Newton/ReutersClientes fazem fila em supermercado na cidade de Kissimmee, na Flórida — Foto: Gregg Newton/Reuters

Clientes fazem fila em supermercado na cidade de Kissimmee, na Flórida — Foto: Gregg Newton/Reuters

O governador da Georgia, Brian Kemp, declarou estado de emergência em 12 condados, para poder responder com prontidão.

Angela Johnson, uma gerente de bar de 39 do sul da Flórida manifestou sua preocupação. “Nós acordamos com mais medo do que quando fomos dormir” disse Johnson, que trabalha no bar Coconuts On The Beach na cidade de Cocoa Beach.

Autoridades estão enviando sacos de areia para que os moradores possam usar como barreira.

O furacão Dorian pode também atingir dezenas de plataformas de lançamento da Nasa, das

G1

Compartilhe

Deixe um comentário