Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Garoto sofre queimaduras graves ao tocar fio solto em rua no interior do Ceará

0


Garoto fica com queimaduras no corpo ao levar choque de fio pendurado em rua em Ubajara
Garoto fica com queimaduras no corpo ao levar choque de fio pendurado em rua em Ubajara

Um garoto de 11 anos ficou com queimaduras de segundo grau no corpo após levar um choque em uma fiação solta em uma rua na localidade de Sítio Itaperacema, zona rural de Ubajara, no interior do Ceará, nesta quarta-feira (25).

Um vídeo gravado momentos após a criança sofrer a descarga elétrica mostra a fiação pendurada. Em outro momento, o menino aparece chorando com as queimaduras pelo corpo.

Segundo Maria da Conceição, mãe da criança, o filho estava voltando da casa da avó em uma bicicleta e quando passou no trecho uma ventania jogou a fiação na direção do menino. Por conta do choque, a criança foi jogada ao chão e ficou desorientada.

Antônio Ewerton, 11 anos, ficou com queimaduras pelo corpo após uma descarga elétrica de uma fiação solta na zona rural de Ubajara. — Foto: Reprodução

Antônio Ewerton, 11 anos, ficou com queimaduras pelo corpo após uma descarga elétrica de uma fiação solta na zona rural de Ubajara. — Foto: Reprodução

Antônio Ewerton foi socorrido por familiares para o Hospital Municipal de Ubajara, com queimaduras no pescoço, peito, braço, perna e no pé. A criança foi transferida para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, onde está internada.

“As queimaduras foram muito graves e foi um milagre meu filho está com vida hoje, porque teve queimaduras no peito e no pescoço. […] Os médicos disseram que foi um milagre pela descarga elétrica ter jogado meu filho ou ele não estaria mais aqui.”, disse Maria da Conceição.

Conforme a mãe da vítima, o fio que causou o acidente estava pendurado em via pública há cerca de dez dias, quando uma empresa foi ao local fazer uma manutenção.

“Uma pessoa que mora próximo ao local falou que já tinha acionado a empresa para fazer a reparação no fio. Depois que aconteceu tudo isso com meu filho apareceu três carros da Enel”, falou a mãe.

Fio de rede de telecomunicação

 

A Enel, distribuidora de energia no Ceará, informou que o fio mencionado pertence à rede de telecomunicação, não se tratando de responsabilidade da companhia.

A distribuidora disse ainda que técnicos da Enel estiveram no local e não encontraram nenhum indício de anormalidades na rede de distribuição de energia.

“A companhia informa também, que, mesmo assim, segue monitorando o incidente”, disse a empresa em nota.

Prevenção

 

O tenente-coronel Mardens Vasconelos, do Corpo de Bombeiros, ressaltou os perigos da corrente elétrica.

“A corrente elétrica pode provocar vários efeitos no corpo humano, desde um simples formigamento, queimaduras, contrações musculares e até mesmo a morte. Esses efeitos vão varia de acordo com a intensidade da corrente elétrica e o tempo de contato com a vítima”, disse o tenente-coronel Mardens Vasconcelos.

Ainda segundo o agente, em caso de flagrante de choque elétrico, a pessoa pode ajudar a vítima tomando algumas atitudes.

“A primeira providência é cessar a fonte que está gerado esse choque. Se estiver em casa ou na rua não tenha contato direto com a vítima, pegue algum material como madeira, que não conduza a corrente e o afaste da fonte de eletricidade, em seguida acione o serviço de urgência”, falou o bombeiro.

Compartilhe

Deixe um comentário