Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

General Heleno diz que Nordeste tem imenso potencial mas é centro da roubalheira

0

Equipe Focus
Focus@focus.jor.br

Após infrutífero plantão nas proximidades de uma festa de aniversário da esposa do comandante geral do Exército, o general Eduardo Vilas Boas, na escuridão de quase meia-noite de Brasília, o repórter do jornal Valor, Fábio Murakawa, ganhou uma inusitada carona do futuro ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general da reserva Augusto Heleno. A oportunidade virou uma conversa que se transformou em uma reportagem. 

Focus.jor transcreve para os leitores as principais falas de Heleno

Sobre os tuítes de Jair Bolsonaro: “Acho que ele dorme muito pouco. Às vezes ele dorme à meia-noite e passa zap às 5h30 da manhã… Pois é, acho que dá uma inspiração nele, e ele vai lá e pá-pum”.

O governo Bolsonaro vai ser mesmo diferente dos outros?: “Tem que ser diferente. Não pode continuar nesse negócio que está aí. É muita bandalheira, muita falta de vergonha, muita gestão desastrosa… O Brasil perdeu a capacidade de ser um país querido do seu povo. O cara tem que ter orgulho de de ser brasileiro. Não pode encarar patriotismo, amor à pátria, como sendo uma coisa boba, irrelevante. A pessoa tem que gostar do país, não só na hora do futebol.”

A grande expectativa quanto ao Governo: “Isso é muito bom e ao mesmo tempo muito perigoso… A frustração de expectativa é igual a esse time do Flamengo aí”. Nota Focus: nos últimos anos, paixão do general, o Flamengo tem montado times caros, com jogadores renomados, mas não ganha títulos relevantes. “Tenho um orgulho: eu jamais perdi um jogo do Pelé no Maracanã. Vi todos, todos… Hoje eu estava brincando: se esse troço aí [governo Bolsonaro]der errado, a única coisa boa da minha geração foi ter visto o Pelé jogar. De resto, somos uma geração frustrada.”

Divisão ideológica:  “O país está num estado lamentável. Uma divisão ideológica sem sentido, uma pregação, sabe? Principalmente em vocês, jovens. Uma pregação nefasta. Uma intolerância. Se você não for de esquerda, é fascista. Um negócio muito estranho… quem fez a divisão do país entre nós e eles, ricos e pobres, negros e brancos, índios e não índios foi o PT”.

A culpa das elites: “O problema da América do Sul é que as elites sempre ignoraram os mais pobres… Isso é um absurdo. Eu acho que a culpa do que acontece na América do Sul é das elites. As elites sempre viveram para si e sempre ignoraram a desigualdade social… Mas isso não justifica partir para o outro extremo.”

Nordeste como “calcanhar de Aquiles:  “Você não pode continuar com um pedaço enorme do país vivendo de assistencialismo… É claro que tem que continuar com o Bolsa Família, é desumano acabar com o Bolsa Família. Mas tem que ter uma saída. Tem que dar condições de o cara viver dignamente. O Nordeste tem um potencial turístico estúpido. É muito melhor e mais bonito do que Côte D’Azur. A Côte D’Azur só tem fama. A praia do Nordeste é que é bonita. A água é quente, coisa que não tem em lugar nenhum do mundo. Tem que ter uma saída, e o Nordeste é o grande centro de roubalheira do país.”

Compartilhe

Deixe um comentário