Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Governo de São Gonçalo do Amarante apresenta plano de contingência do novo coronavírus (Covid-19)

0

Atento ao avanço do coronavírus no Brasil, o Governo Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria de Saúde, apresentou, na manhã desta sexta, 13 de março de 2020, um plano de contingência.

O texto ressalta que o município possui 18 Equipes de Saúde da Família, cobrindo 100% da população. Além disto, as Unidades Básicas de Saúde funcionam de 7h30 as 16h30, com atendimento também no terceiro turno em quatro unidades, nestas, o atendimento se estende até 21 horas.

Os atendimento de média complexidade, devem ser encaminhados para o Hospital Geral Luiza Alcântara e Silva (HGLAS) e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pecém. O HGLAS está em processo de reforma, funcionando com quatro médicos plantonistas diurnos e dois plantonistas noturnos.

A UPA possui 11 leitos de observação de adultos e quatro pediátricos e atua com três médicos plantonistas diurnos e dois noturnos. Tanto os profissionais da UPA quanto do HGLAS classificam os pacientes atendidos quanto ao risco, segundo o modelo de Manchester. Há também um laboratório 24 horas para realização de exames inespecíficos.

O município ainda não possui casos identificados, mas está preparado para que, caso ocorra, as informações sejam repassadas em tempo real para que os setores possam agir rapidamente, contendo futuras transmissões.

Caso ocorram episódios no município, a vigilância epidemiológica publicará informes e boletins epidemiológicos com os dados atualizados e divulgados nas redes sociais, mídia, rádio e reuniões com os profissionais da atenção básica, a real situação das suas áreas de abrangência.

Compartilhe

Deixe um comentário