Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Governo do Ceará regulamenta bolsas a universitários e reajuste nos salários de servidores da Pefoce

0

Por G1 CE

Na tarde desta terça-feira (15), o governador Camilo Santana sancionou três leis em transmissão ao vivo realizada por meio da sua página em rede social. Contemplando a área de educação, foi regulamentada a criação do programa AVANCE, que deve auxiliar alunos de cursos de graduação da rede pública com um salário mínimo (R$ 937) durante o primeiro semestre letivo, ou meio salário durante o primeiro ano. O gestor aproveitou também para implementar no Ceará a Universidade Aberta do Brasil. Além disso, Camilo também regulamentou a equiparação salarial dos servidores da Polícia Forense do Ceará (Pefoce) com a média do Nordeste.

Em relação ao projeto Avance, serão contemplados inicialmente mil alunos que já estão matriculados na rede superior de ensino do Ceará. Além de estarem matriculados numa instituição pública, os estudantes que receberão o benefício também devem ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas, além de serem membros do programa Bolsa Família e terem conseguido uma média de pelo menos 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Camilo ressaltou a relevância do incentivo aos universitários para continuarem nos estudos. “Esta é uma importante conquista para a educação do nosso estado. Estou muito feliz com este momento. Quero dizer a todos os alunos do Ceará que não desistam do sonho do curso superior”.

Já a Universidade Aberta do Brasil (UBA) deverá oferecer, a partir de agora, no Ceará, um sistema de educação e formação à distância. Serão criados e mantidos pelo governo do estado pólos de apoio presencial aos estudantes.

O reajuste nos salários dos peritos da Perícia Forense já havia sido anunciado pelo governador no último mês de maio. Ele segue a proposta já executada com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. ““É um compromisso que tenho dado a todas as áreas da Segurança Pública, de forma igualitária”, disse.

Compartilhe

Deixe um comentário