Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Governo intensifica repasses para obras hídricas no País

0

O governo intensificou os repasses para ações e obras hídricas estruturantes nos últimos meses, alerta o Ministério da Integração Nacional. Em audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, nesta quarta-feira (30), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, garantiu que todos os esforços estão direcionados para a conclusão das estruturas físicas do Projeto de Integração do Rio São Francisco para que a água chegue aos estados beneficiados: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

O ministro informou aos parlamentares que R$ 6,23 bilhões é o valor de investimento em empreendimentos de infraestrutura hídrica nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os repasses mensais de recursos também foram ampliados para obras importantes, como: Vertente Litorâneas (PB), Adutora do Agreste (PE), Cinturão das Águas (CE) e Canal do Sertão Alagoano (AL). De junho a novembro de 2016, foram pagos R$ 330,75 milhões para as intervenções mencionadas.

Sobre a maior obra hídrica do País, o ministro reafirmou o compromisso e a prioridade do governo em beneficiar 12 milhões de nordestinos. “As obras da Integração do Rio São Francisco não estão e não estiveram paralisadas em qualquer momento da gestão do presidente Michel Temer”, afirmou.

O Projeto São Francisco alcançou 90,85% de execução física, em outubro deste ano.  A previsão é de que após a conclusão das estruturas físicas para passagem da água do Eixo Leste no final de dezembro deste ano, as estações de bombeamento serão liberadas para enchimento dos reservatórios.

Na apresentação foram destacadas outras ações que são executadas para ampliação do abastecimento de água nas regiões do semiárido, como a Operação Carro-Pipa. Atualmente, 3.669.940 pessoas em 827 municípios são atendidas por 6.926 caminhões em nove estados (AL, BA, CE, MG, PB, PE, PI, RN e SE).

Fonte: Ministério da Integração Nacional (MI)

Compartilhe

Deixe um comentário