Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Grupo de trabalho da Câmara que analisa pacote anticrime de Moro é prorrogado por mais 15 dias

0

O grupo de trabalho da Câmara que analisa o projeto anticrimeapresentado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, foi prorrogado por mais 15 dias nesta quarta-feira (14).

A prorrogação foi pedida pela presidente da comissão, Margarete Coelho (PP-PI) , e autorizada presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Esta é a terceira prorrogação do prazo de trabalho do grupo, instituído em março.

Os deputados do grupo tinham até a sessão desta sexta-feira (16) para apresentar um relatório final, mas não houve quórum para abertura dos trabalhos. De acordo com Margarete Coelho, o grupo apresentará um relatório até o fim de agosto.

“Acho que os temas mais difíceis, que exigiram maior esforço do grupo, já passaram. Com a saída da possibilidade de a pena ser cumprida provisoriamente, já caíram por arrastamento uma série de dispositivos. Acho que rapidamente conseguiremos”, afirmou.

O grupo de trabalho analisa conjuntamente o projeto anticrime, enviado em fevereiro ao Congresso pelo ministro Sergio Moro, e o projeto de um grupo de juristas liderado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Nesta quarta-feira, estava prevista a discussão de pontos propostos por Moro, como o excludente de ilicitude e a legítima defesa. De acordo com o blog de Andréia Sadi, a tendência era que os deputados retirassem do texto propostas do ministro.

Na semana passada, o grupo retirou do pacote o chamado “plea bargain”, uma espécie de acordo feito após apresentação de denúncia que envolve a confissão dos crimes pelo acusado em troca de uma pena menor. Antes, já havia retirado a prisão após condenação em segunda instância.

Grupo de trabalho da Câmara tira ‘plea bargain’ de pacote anticrime
Jornal Nacional
Grupo de trabalho da Câmara tira ‘plea bargain’ de pacote anticrime

Grupo de trabalho da Câmara tira ‘plea bargain’ de pacote anticrime

Por Gabriel Palma, TV Globo — Brasília

Compartilhe

Deixe um comentário