Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Hospital Universitário faz troca de válvula do coração com cirurgia minimamente invasiva no Ceará

0

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou sua primeira troca de válvula do coração com cirurgia minimamente invasiva. A operação consistiu de uma esternotomia parcial, ou seja, a realização de uma incisão parcial do esterno, o osso achatado central do tórax, onde foi feito um corte de cerca de cinco a oito centímetros, que é 75% menor do que a incisão realizada na cirurgia convencional.

A paciente a receber esse procedimento foi a diarista Francisca Alves Nobre, de 45 anos. Ela conta que sentiu tonturas e resolveu fazer alguns exames, foi quando descobriu que precisaria realizar a cirurgia para a troca da válvula aorta. Em 7 de fevereiro e após sete dias, Francisca voltou para casa. A Alta médica ocorreu cerca de 45 dias depois, quando retornou ao HUWC para a consulta de revisão.

Benefícios

Entre os benefícios que esse tipo de cirurgia traz está mernor risco de infecção hospitalar, recuperação mais rápida e, consequentemente, menor custo de internação e de pós-operatório. A equipe que realizou o procedimento contou com cerca de oito profissionais, entre eles, três cirurgiões, dois anestesistas, dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro especializado em circulação extracorpórea.

Apesar de possuir muitos benefícios, nem todos os pacientes são qualificados para se candidatar esse tipo de procedimento. De acordo com o cirurgião cardiovascular João Marcelo Albuquerque apenas pacientes que possuem complicações na válvula aórtica estão aptos a recebê-lo. A equipe está desenvolvendo um protocolo para integrar os processos da enfermaria, do ambulatório e da cirurgia para viabilizar a realização dessa operação com maior rapidez.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário