O Hospital Universitário Walter Cantídio realiza, na próxima segunda-feira (23), um mutirão de atendimento para prevenir e conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço, em Fortaleza. A ação, que será realizada das 8h às 11h, é gratuita e aberta ao público em geral.
O mutirão irá acontecer no espaço das Mangueiras, no estacionamento da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). A programação é uma referência ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), os principais sinais do câncer de cabeça e pescoço são:
- Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias
- Manchas na língua, nas gengivas, no céu da boca e na bochecha;
- Nódulos no pescoço
- Rouquidão persistente.
Nos casos mais avançados pode haver dificuldade na mastigação, na deglutição e na fala, além da sensação de que há algo preso na garganta.
Serviços
Os profissionais que participarão do mutirão irão realizar triagens para diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço. Além de ações de conscientização e informação sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
A equipe que desenvolverá as atividades é composta por professores, médicos assistentes e residentes na universidade federal.
G1