Ibama devolve 600 animais à natureza, no Ceará

0

Cerca de 600 animais foram devolvidos à natureza ao longo desta semana no Ceará pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os últimos bichos foram liberados nesta sexta-feira (19).

Do total, 70% dos animais reinseridos ao meio ambiente são aves, 20% são répteis e 10% mamíferos. Eles estavam abrigados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), após serem apreendidos em operações contra crimes ambientais.

As solturas aconteceram em pontos estratégicos do Ceará e de estados vizinhos, repatriando algumas das espécies.

Apreensões

A grande maioria dos animais liberados são encontrados em condições de vida precária, abaixo do peso e machucados. Eles são encaminhados ao Cetas para permanecerem em tratamento até recobrarem saúde para retornar à natureza.

Segundo o Ibama, o expressivo número de animais libertados reflete a recorrência dos crimes contra a fauna no Ceará. “Por outro lado, demonstra o esforço do Ibama para combater delitos e garantir a qualidade de vida dos animais e do meio ambiente”, diz o órgão.

Casos de maus-tratos e venda de animais silvestres podem ser denunciados anonimamente por meio do telefone 0800.61.8080.

Compartilhe

Deixe um comentário