Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Izolda Cela toma posse como governadora do Ceará na Assembleia Legislativa

0

Ex-vice-governadora fica à frente do governo do Estado até dezembro de 2022.


A posse de Izolda Cela na Assembleia Legislativa foi conduzida pelo presidente da Casa, Evandro Leitão, e teve presença de Ciro Gomes (PDT) — Foto: Thiago Gadelha/SVM

A posse de Izolda Cela na Assembleia Legislativa foi conduzida pelo presidente da Casa, Evandro Leitão, e teve presença de Ciro Gomes (PDT) — Foto: Thiago Gadelha/SVM

A ex-vice-governadora do Ceará Izolda Cela (PDT) tomou posse como governadora em sessão solene na Assembleia Legislativa na tarde deste sábado (2). Ela assumiu após a renúncia do ex-governador Camilo Santana (PT).

A posse ocorreu depois da sessão extraordinária para leitura da carta de renúncia de Camilo, por volta das 16h15 deste sábado também na Assembleia Legislativa. Em seguida, Izolda se dirigiu ao Palácio da Abolição, onde Camilo transfere o cargo à sucessora.

“Prometo manter e defender a Constituição Federal, a Constituição Estadual, observar as leis, promover o bem geral do povo cearense, respeitar e sustentar a autonomia dos municípios, sujeitar-me ao estado democrático de direito e à ordem federativa. Assim prometo”, declarou a governadora no compromisso de posse.

Izolda assumiu o cargo após a saída de Camilo para concorrer nas eleições de outubro deste ano. O prazo de desincompatibilização para governadores é até seis meses antes do pleito. A pedetista fica à frente do executivo estadual até o fim de dezembro e, em janeiro de 2023, o novo eleito para o governo estadual assume o cargo.

A sessão solene começou com um discurso feito pelo presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), quando ele convidou à mesa todas as pessoas que compuseram a mesa, entre elas, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) e o presidenciável Ciro Gomes.

Como é a posse:

  • Deputado Antônio Granja (PDT) leu a carta de renúncia de Camilo na Assembleia Legislativa;
  • Izolda foi recebida na Assembleia por deputados;
  • Presidente da Assembleia iniciou a sessão solene de compromisso e posse
  • Nova governadora foi empossada
  • Izolda leu o compromisso e discursou
  • Camilo transmite o cargo no Palácio da Abolição

Discurso de Izolda Cela

Izolda Cela e o marido Veveu Arruda na chegada à Assembleia — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Izolda Cela e o marido Veveu Arruda na chegada à Assembleia — Foto: Thiago Gadelha/SVM

A governadora aproveitou a ocasião para agradecer a parceria do Poder Legislativo com o Executivo, que ela vivenciou durante os sete anos como vice, inclusive citando o período atual, de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

“Exemplo disso, vivemos nestes anos recentes, de travessia — ainda estamos atravesssando, se Deus quiser no final, da pandemia da Covid-19, com gravíssimas repercussões para a vida, a saúde, a economia e impactos ainda imensuráveis na educação e em tantas outras áreas essenciais na vida das famílias e da sociedade. Foi pelo alto sentido de responsabilidade dessa casa que as ações do Executivo puderam ser mais efetivas e rápidas na defesa da vida do povo cearense”

“O hiperativo era, e ainda é, salvar vidas e nas ações voltadas para apoiar as famílias e setores mais cruelmente impactados”, complementou.

Izolda comentou ainda sobre o pioneirismo do momento. “Sou a primeira mulher a ocupar este honroso lugar de chefe do Executivo estadual, a primeira governadora do estado do Ceará. Por óbvio, isso fala por si sob o desafio histórico da trajetória da mulher na ocupação de espaços sociais de liderança, especialmente na política”, avaliou.

Ela agradeceu também ao governador Camilo Santana — quem ela considerou como “líder exemplar”. “No cenário nacional turbulento, carente de liderança, alheio da necessidade ao povo brasileiro, nós temos, aqui no Ceará, um exemplo de homem íntegro, de notável espírito público, que dedicou sua competência e força de trabalho para honrar a confiança do povo cearense”, declarou Izolda.

“Tenho muita honra de ter estado ao seu lado nessa jornada, e sigo firme procurando sempre me firmar no compromisso que move a nossa gestão até o dia 31 de dezembro de 2022”, disse

Depois, a governadora aproveitou para dedicar à própria família parte do texto, e se emocionou durante o discurso. “É por eles, no presente, e pelos antepassados, que os nossos propósitos se firmam”, declarou Izolda.

Por fim, ela agradeceu aos amigos e também às pessoas que não a conhecem pessoalmente, mas enviam mensagens com bons desejos à ela.

Assembleia Legislativa instantes antes da solenidade de posse de Izolda Cela, após a leitura da carta de renúncia de Camilo — Foto: Reprodução

Assembleia Legislativa instantes antes da solenidade de posse de Izolda Cela, após a leitura da carta de renúncia de Camilo — Foto: Reprodução

A sessão extraordinária para a leitura da carta renúncia do então governador Camilo foi conduzida pelo presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT).

A leitura da carta de renúncia foi feita pelo primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia, Antônio Granja (PDT). No documento, Camilo agradeceu o apoio dos deputados, servidores estaduais e da família.

Perfil da governadora

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho (PDT) tem 61 anos e é a primeira mulher a assumir o comando do Governo do Estado do Ceará efetivamente.

Izolda é professora e psicóloga, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela foi eleita como vice-governadora na chapa com Camilo em 2014 e reeleita em 2018. Desde então, ela atua em funções executivas no acompanhamento e no apoio a políticas sociais implementadas pelo governo.

A pedetista coordena programas voltados à prevenção da violência, como o Pacto por um Ceará Pacífico e o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), além do Projeto Virando o Jogo, com foco em jovens de 15 a 19 anos que não estudam ou trabalham.

A nova governadora é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É casada com o ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT), com quem tem quatro filhos.

A carreira política de Izolda Cela começou em Sobral, no interior do Ceará. Em 2001, ela foi convidada pelo então prefeito e atual senador pelo estado, Cid Gomes (PDT), para ocupar o cargo de secretária-adjunta de educação. Após o término do mandato de Cid, o aliado Leônidas Cristino (PDT) foi eleito e convidou a professora para assumir a chefia da Educação do município, cuja função foi exercida até 2006.

Cid Gomes, então, venceu as eleições para governador do estado nesse ano e convidou Izolda para comandar a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Ela ocupou o cargo entre 2007 e abril de 2014, quando saiu para concorrer à chefia do executivo estadual na chapa com Camilo Santana.

Projeto principal

Durante a atuação de Izolda à frente da Seduc, deu-se início a transformação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) em política pública no governo do Ceará, ainda em 2007. O projeto nasceu como uma cooperação entre estado e municípios com o objetivo de alfabetizar alunos da rede pública de ensino até o fim do 2º ano do ensino fundamental.

O Paic serviu como base para a construção do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em 2013, tocado pelo Ministério da Educação (MEC). O programa nacional é um compromisso formal assumido pelos governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e a União. A meta é alfabetizar todas as crianças com até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Em 2011, com Izolda ainda na gestão da educação, o governo lançou o Mais Paic, uma ampliação do programa original, cujo objetivo foi estender as ações para turmas da Educação Infantil e para alunos até o 5º ano do ensino fundamental. Desta forma, o estado deu mais apoio às gestões municipais e à formação dos professores em Língua Portuguesa e Matemática.

Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, chilenos e franceses mostrou que o Paic reduziu desigualdades e aumentou o nível de aprendizagem estudantil. Quando o programa foi instituído, em 2007, apenas 39,9% dos estudantes terminavam o 2º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever. Em 2019, esse índice chegou a 92,7%.

Pré-candidata ao governo

Izolda é uma das quatro pré-candidatas do PDT para concorrer ao governo do estado nas eleições deste ano. Ao lado dela estão o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; e o deputado federal Mauro Filho.

A legenda ainda não definiu quem será lançado ao Palácio da Abolição, mas a decisão passa por uma costura com os partidos da base aliada, especialmente o PT de Camilo Santana.

Izolda Cela na entrada da Assembleia Legislativa — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Izolda Cela na entrada da Assembleia Legislativa — Foto: Thiago Gadelha/SVM

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário