Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Juiz acusa formalmente Cristina Kirchner de chefiar grupo para receber propinas e pede prisão preventiva da ex-presidente

0

A ex-presidente argentina Cristina Kirchner foi processada nesta segunda-feira (17) pelo juiz Claudio Bonadio no caso conhecido como “cadernos das propinas”. Ela é acusada de ser membro de uma associação ilícita e comandar uma estrutura para a arrecadação de fundos ilegais.

Bonadio pediu a prisão preventiva de Cristina, que, para acontecer, precisa ser aprovada pelo Senado de maioria peronista, segundo informa o diário “Clarín”, que teve acesso à decisão. O magistrado, no entanto, afirma que só dará início ao procedimento para tirar o foro privilegiado da ex-presidente no Congresso quando o processo for “homologado pela Câmara federal de apelações”.

O juiz considerou Cristina Kirchner como uma das organizadoras da associação ilícita com o marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, que morreu em 2010, e do ex-ministro de Planejamento Julio de Vido.

Também foram processados vários ex-funcionários kirchneristas e empresários de setores como obras públicas, energia e transporte.

Para Bonadio, a investigação provou que um aparato complexo foi montado dentro do Estado, “uma organização criminosa constituída de funcionários públicos, que utilizam meios oficiais (incluindo veículos, funcionários, equipamentos de telefonia celular etc.) e comandados por aqueles que eram detentores do Poder Executivo Nacional (Néstor Carlos Kirchner e Cristina Elisabet Fernández) e o Ministério do Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços (Julio Miguel De Vido), atuando entre 2003 e 2015 “.

O objetivo era “buscar o recebimento de somas ilegítimas de dinheiro por vários indivíduos, muitos deles contratados para obras públicas do Estado Nacional”, afirma.

O escândalo

O escândalo conhecido por “cadernos das propinas” envolve supostos subornos de importantes empresários para obter contratos de obras públicas entre 2005 e 2015 – durante as presidências de Néstor Kirchner e de Cristina.

A causa judicial se baseia em anotações feitas por um ex-motorista do Ministério de Planejamento, Oscar Centeno, em 8 cadernos escolares. Durante 10 anos, Centeno era o responsável pela entrega das sacolas com a propina.

Néstor Kirchner abraça a mulher, Cristina, após o fim das manifestações contra a greve dos agricultores, na Praça de Mayo, em junho de 2008. — Foto: Reuters Néstor Kirchner abraça a mulher, Cristina, após o fim das manifestações contra a greve dos agricultores, na Praça de Mayo, em junho de 2008. — Foto: Reuters

Néstor Kirchner abraça a mulher, Cristina, após o fim das manifestações contra a greve dos agricultores, na Praça de Mayo, em junho de 2008. — Foto: Reuters

No que seria uma espécie de “diário da corrupção”, Centeno anotou cada movimento com riqueza de detalhes: datas, horários, placas de carros, nomes, endereços e montantes. Algumas vezes fotografou e filmou. O dinheiro era recolhido semanalmente e teria sido entregue aos Kirchner em mãos.

Ele calcula ter transportado US$ 56 milhões em espécie.

As anotações do motorista logo se somaram às confissões de vários empresários detidos e de ex-funcionários de Néstor e Cristina, que decidiram ir à Justiça na condição de arrependidos.

 Argentinos participam de manifestação diante do Congresso, pedindo que o Senado retire a imunidade parlamentar de Cristina Kirchner, em Buenos Aires, em agosto — Foto: Reuters/Marcos Brindicci  Argentinos participam de manifestação diante do Congresso, pedindo que o Senado retire a imunidade parlamentar de Cristina Kirchner, em Buenos Aires, em agosto — Foto: Reuters/Marcos Brindicci

Argentinos participam de manifestação diante do Congresso, pedindo que o Senado retire a imunidade parlamentar de Cristina Kirchner, em Buenos Aires, em agosto — Foto: Reuters/Marcos Brindicci

Os envolvidos

Mais de 20 empresas participaram do circuito que teria movimentado mais de US$ 160 milhões de dólares. As empresas venceram licitações durante os 12 anos do kirchnerismo na Argentina.

Segundo o jornal “La Nación”, entre as empresas suspeitas de envolvimento no esquema estão: Techint, Electroingeniería, Impsa, Iesca, Isolux Corsán e o Grupo Roggio.

Nesse período, o Ministério do Planejamento ficou a cargo de Julio de Vido, que está preso desde outubro de 2017. O motorista Centeno era contratado por Roberto Baratta, secretário de Planejamento de de Vido, preso no início de agosto, junto com outros ex-funcionários do governo e empresários.

Foto de março de 2018 fornecida pelo jornal 'La Nación' mostra um dos cadernos de Oscar Centeno, ex-motorista ligado aos governos dos Kirchners na Argentina — Foto: La Nacion via AP Foto de março de 2018 fornecida pelo jornal 'La Nación' mostra um dos cadernos de Oscar Centeno, ex-motorista ligado aos governos dos Kirchners na Argentina — Foto: La Nacion via AP

Foto de março de 2018 fornecida pelo jornal ‘La Nación’ mostra um dos cadernos de Oscar Centeno, ex-motorista ligado aos governos dos Kirchners na Argentina — Foto: La Nacion via AP

Nove empresários prestaram depoimento na condição de arrependidos – entre eles o primo do presidente Mauricio Macri, Ángelo Calcaterra, ex-dono da empresa Iesca. Alguns deles já fecharam acordo de delação premiada. Outros sete empresários estão presos.

As acusações

As investigações apontam que Néstor e Cristina receberam bolsas de dinheiro obtido por meio de construtoras e empresas de energia.

O apartamento de Kirchner em Buenos Aires, assim como a casa presidencial de Olivos e a Casa Rosada, sede do governo, aparecem nos cadernos do motorista Centeno como pontos de entrega das sacolas.

O juiz Bonadio busca pistas sobre onde poderia ter ficado o dinheiro, aparentemente sempre recebido em espécie.

Além disso, segundo o motorista, toda a distribuição de propina partia de instruções de Néstor Kirchner.

‘Perseguida’

No dia 13 de agosto, a ex-presidente compareceu a um tribunal, mas se recusou a responder às questões do juiz federal Claudio Bonadio e entregou um documento para pedir a nulidade do processo.

Cristina se considera uma “perseguida política” e assegura que o pedido para revistarem suas casas é “um show” midiático. Em suas redes sociais, disse que não faria comentários sobre o caso, e apenas negou a acusação de um empresário de que teria pagado à Cristina para assinar um decreto presidencial.

“Decidi não fazer comentários sobre motoristas ‘arrependidos’ que alegam ter me visto de pijama, nem sobre ex-funcionários da quarta linha, também ‘arrependidos’, que nunca fizeram parte das minhas duas presidências, mas que descrevem excursões quase turísticas no meu quarto”, disse a senadora em suas redes sociais.

Outros processos contra Cristina

Em novembro de 2017, Cristina Kirchner foi acusada em um caso de lavagem de dinheiro envolvendo negócios imobiliários de sua família.

Também no ano passado, um juiz federal pediu a prisão preventiva da ex-presidente sob acusação de acobertar criminosos iranianos envolvidos no atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia).

A ex-presidente da Argentina negou envolvimento em ambos os casos.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário