Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Justiça nega ação de sindicato e considera legítima nomeação de reitor por Bolsonaro na UFC

0

A Justiça reconheceu como legal e legítima a nomeação do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, ocorrida no em agosto. A ação judicial feita pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) contra a União foi negada pelo juiz da 5ª Vara Federal do Ceará João Luis Nogueira Matias.

“O processo eleitoral chegou ao final e é o momento de as partes envolvidas no processo unirem forças e lutarem pelo fortalecimento da instituição”, declarou o magistrado.

Universitários e professores realizaram protestos na reitoria e nas imediações da UFC contra a nomeação do reitor, candidato com menor número de votos (610) na consulta pública e o segundo colocado na lista tríplice realizada pelo Conselho Universitário (Consuni).

Os manifestantes ocupam parte da Reitoria da UFC. Cândido Albuquerque pediu na Justiça reintegração de posse do lugar.

A Adufc questionou o posicionamento da UFC ao afirmar que o juiz indeferiu a ação. Segundo o sindicato, o mérito da ação ainda será julgado, portanto, a decisão do juiz é referente ao pedido de liminar ajuizado, sendo de caráter provisório.

Processo de escolha

A votação mede a preferência da comunidade acadêmica (professores, servidores e alunos) sobre o candidato para ocupar o cargo de reitor.

Com o resultado da consulta pública, o Consuni elabora uma lista tríplice, por ordem de relevância, que é encaminhada ao Ministério da Educação. A nomeação do reitor fica sob prerrogativa do presidente da República.

Nesta sexta-feira, Cândido Albuquerque despachou normalmente na universidade, informou a UFC.

“Entendemos que a decisão da Justiça sedimenta o reconhecimento da legalidade e legitimidade do processo de eleição, nomeação e posse para a Reitoria da UFC”, afirmou o reitor.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário