Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Liz Truss será a nova primeira-ministra do Reino Unido

0

Ministra das Relações Exteriores é a terceira mulher a se tornar premiê britânica

Redação

Redação

Liz Truss foi eleita, nesta segunda-feira, 5, nova presidente do Partido Conservador e futura primeira-ministra do Reino Unido. Com 57,4% dos votos válidos, ela derrotou seu rival Rishi Sunak, que teve 42,6% em eleição na qual votaram apenas os cerca de 160 mil membros do Partido Conservador, que tem maioria no Parlamento. Liz foi eleita com a menor porcentagem entre os eleitos pelos filiados do partido.

Com o resultado da eleição, Mary Elizabeth Truss será a terceira mulher primeira-ministra do país, após Margaret Thatcher e Theresa May,.

Atualmente, Liz é ministra dos Negócios Estrangeiros e assumirá o posto de primeira-ministra do Reino Unido amanhã, 6, quando Boris Johnson apresentar sua demissão à rainha Elizabeth II, no castelo de Balmoral, na Escócia. Em seguida, Liz também deve reunir-se com a rainha para receber o cargo da monarca.

PUBLICIDADE

Pela primeira vez, devido a problemas de saúde, a rainha Elizabeth não se deslocará a Londres para receber a nova primeira-ministra no palácio de Buckingham.

Leia Mais

Moro ironiza busca abusiva destacando PT na palavra ‘corruPTo’

Chilenos rejeitam nova Constituição por ampla margemAras: Complexidade de tragédia em Mariana dificulta reparação civilCapitão Wagner lidera disputa pelo governo do Ceará, mas rival subiu dois pontosVeja a agenda dos candidatos à Presidência nesta segunda-feira

Especialistas dizem que ela vai ser uma boa escolha no que diz respeito à crise na Ucrânia, porém, alertam que suas ideias para economia podem “apresentar um risco para aumentar a inflação”.

Entre as promessas de campanha de Liz, estão cortes imediatos de impostos.

Além destas questões, Truss enfrentará um cenário desafiador em seu mandato, como catástrofe do inverno, alto custo de vida, em particular com a elevação de 80% do teto da tarifa de energia a partir de outubro, maior inflação em 40 anos, pandemia de Covid-19 que ainda não acabou e varíola dos macacos.

Ao ser anunciada como primeira-ministra, Liz Truss agradeceu à família, amigos e a seus colegas de partido Rishi Sunak e Boris Johnson, dizendo que governará como uma conservadora.

“Obrigado por depositarem sua fé em mim para liderar o maior partido político da Terra”, disse Truss, no breve discurso de agradecimento. “Durante essa campanha, eu atuei como conservadora e governarei como conservadora. Vou entregar um plano ousado para diminuir impostos e fazer crescer nossa economia. Vou trabalhar na crise de energia, lidar com a conta de luz das pessoas mas também lidar com as questões de longo prazo que temos no fornecimento de energia. E vou ajudar o Serviço Nacional de Saúde (NHS).”

DIÁRIO DO PODER

Compartilhe

Deixe um comentário