Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Lote de vacinas de Oxford será destinado a idosos a partir dos 75 anos, define Sesa

0

Equipe Focusfocus@focus.jor.br

Aconteceu, na tarde deste domingo, 24, uma reunião na Escola de Saúde Pública (ESP) entre gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza para definir a destinação das 72.500 doses de vacina contra a Covid-19 produzidas pela Oxford/AstraZeneca que chegaram na noite de sábado ao Estado. Serão vacinados, a partir de quarta-feira, 27, os idosos com 75 anos ou mais, grupo prioritário da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização (PNI), definido pelo Ministério da Saúde.

34% das doses ficarão em Fortaleza, enquanto o Interior receberá outros 66%. Tanto na Capital como no Interior, o cadastro dos idosos e a vacinação serão realizados seguindo orientações das respectivas secretarias de saúde dos municípios. A imunização dos idosos poderá acontecer também nas residências ou em locais que disponibilizarão o sistema drive-thru por agendamento. Os locais e forma de agendamento serão divulgados nos próximos dias pelas prefeituras.

Diferente da vacina Coronavac, da qual o Estado recebeu 218 mil doses na última segunda-feira (18) e usará para imunizar 109 mil pessoas com a aplicação de duas doses no intervalo de três semanas, a vacina de Oxford/AstraZeneca permite que a segunda porção do imunizante seja aplicada até 90 dias depois, possibilitando que o Estado use todo esse lote em pessoas diferentes.

“A vantagem dessa vacina, já orientado pelo Ministério da Saúde, é que vamos poder usar todas as doses, porque a segunda dose dela poderá ser feita até com 90 dias. Até lá já há uma programação de remessas de novas doses para a população que vai receber essa dose da AstraZeneca nos próximos dias”, explicou o governador.

Compartilhe

Deixe um comentário