Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Luta Antimanicomial: entenda o que é e qual a importância

0

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento compõe o cenário nacional de luta em prol dos direitos dos usuários e familiares a uma atenção digna dos serviços de saúde, através de ações que buscam uma atenção mais humanizada, com base comunitária somada à reabilitação psicossocial como o principal objetivo da luta.

O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, ao direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Em São Gonçalo do Amarante, a data dará início a uma semana de ações voltadas para a temática, com debates na Rádio Bons Ventos FM e ações nas redes sociais, para intensificar a importância da atenção humanizada e aos cuidados com a saúde mental.

Para a Assistente Social Nattália Leite, residente em Saúde da Família e Comunidade do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (Nasf), as ações têm como ponto principal combater a ideia de isolar a pessoa com sofrimento mental, oferecendo auxilio emocional de profissionais qualificados que fazem parte de uma rede de apoio social. “Em São Gonçalo do Amarante temos uma equipe de multiprofissionais preparadas para atender de forma humanizada essas pessoas”, explicou Nattália.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, as Unidades de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF) dispõem de uma equipe de psicólogos atuando em regime de plantão desde o início da pandemia da Covid-19, a partir de uma escala diária, com horário marcado, para evitar aglomerações. Os atendimentos são agendados pela enfermeira de cada unidade básica de saúde.

Importante enfatizar que os atendimentos são voltados para crises psicológicas com caráter de urgência.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL 

18 de maio de 2020

Entrevista na Rádio Bons Ventos e Live às 12h no Instagram da Prefeitura de SGA

Tema: Histórico e contexto atual da luta antimanicomial.

Com Hedla Sales – Psicóloga Residente em Saúde da Família e Comunidade e Nattália Leite – Assistente Social Residente em Saúde da Família e Comunidade

19 de maio de 2020

Vídeo explicativo para as redes sociais 

Tema: Desmitificando a saúde mental.

20 de maio de 2020

Vídeo explicativo para as redes sociais 

Tema: O papel da rede inter setorial no acompanhamento do usuário e sua

família.

21 de maio de 2020

Vídeo explicativo para as redes sociais 

Tema: A importância da rede de apoio.

Compartilhe

Deixe um comentário