Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Mais de 15 mil crianças estão à espera de vagas em creches e pré-escolas em Fortaleza

0

Em Fortaleza, 15.543 crianças estão na fila de espera para vagas em creches e pré-escolas na rede pública de ensino. Em 2022, o número teve um crescimento de 60% em relação a 2021, quando 9.673 pequenos estavam fora da escola por falta de vagas, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Das mais de 15 mil crianças fora da escola, 14 mil tentam vaga em uma creche. A maior demanda está nas idades entre 0 e 3 anos.

Rafaelly Uchôa, desempregada, é uma das mães que não conseguiram vaga para a filha Ágatha, de 1 ano e 2 meses.

“Ela é uma criança inteligente, desenvolvida, e se ela não entrar pode ser que ela perca esse crescimento que ela tem”, diz.

LEIA TAMBÉM:

Quando tentou fazer a matrícula em julho desse ano, Rafaelly foi informada de que havia 60 crianças na fila de espera para a creche que fica no Bairro Dom Lustosa, onde mora, em Fortaleza. Até agora, não teve retorno. Situação que compromete a situação da filha e também o orçamento da família. Sem o suporte da escola, Rafaelly está com dificuldades de se reinserir no mercado de trabalho.

“Agora só tem o meu esposo trabalhando. A gente sabe que não tem condições só uma pessoa trabalhando”, conta a mãe.

Perfil das famílias

 

Mãe solo, de baixa renda e com vários filhos é o perfil da maioria das famílias que estão na luta pelo acesso à educação. A dona de casa Raquel Feitosa é uma dessas mães. Ela tem três filhos, mas a menor, de 4 anos, ainda não sabe o que é escola.

“Ela já fez quatro anos esse ano e eu não consegui ir para creche até agora. Eu tô desempregada, mas quando me surgir um emprego, isso me dificulta”, diz.

Carla Moura, assessora técnica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-CE), comenta sobre o comprometimento na situação da família com a falta das vagas para as crianças.

“Isso afeta diretamente a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, pois não há um ambiente onde se deixar essas crianças, não há creche, não há pré-escola. não há vagas nesses espaços, e aí dificulta muito, o que aumenta mais ainda o contexto de vulnerabilidade social dessas famílias e dessa criança também”, diz Carla.

 

Crianças sem matrícula escolar em Fortaleza
Cadastros não efetivados nos últimos quatro anos
12.80312.8039.7729.7729.6739.67315.40315.403201920202021202202,5k5k7,5k10k12,5k15k17,5k
Fonte: SME/Copan

O investimento para a construção de novos centros infantis diminuiu quase 60% de 2021 para 2022. O acompanhamento é feito pelo Cedeca-CE, com informações do Portal da Transparência.

“E para o ano de 2023 a gente percebe um contexto que vem um orçamento ainda pequeno, dada a necessidade do município. Então há a previsão de 13 milhões destinado para a ampliação desses centros de educação infantil, mas que a gente ainda tá falando em termos de previsão, não necessariamente esse orçamento vai ser executado”, diz a assessora técnica do Cedeca-CE.

Fortaleza tem mais de 15 mil crianças na espera por vagas em creches e pré-escolas. — Foto: TV Verdes Mares

Fortaleza tem mais de 15 mil crianças na espera por vagas em creches e pré-escolas. — Foto: TV Verdes Mares

Em 2022 foram entregues 11 novos centros infantis e existe a previsão de que outros dois sejam inaugurados até o fim do ano, nos Bairros Granja Portugal e Passaré. O plano da prefeitura é entregar 50 novos equipamentos até 2024. A meta é aumentar 10 mil vagas em creches.

“Enquanto a gente não tem receita para atender a todos, o poder público precisa eleger critérios. O nosso critério de vulnerabilidade é criança com deficiência, criança órfã, criança que a família não tem renda nenhuma, criança que a família tem renda do Auxílio Brasil, não tem outro tipo de renda, e aí vai evoluindo”, informa Dalila Saldanha, secretária de educação de Fortaleza.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário