Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Matrícula nas escolas municipais de Fortaleza: veja como vai funcionar para 2024

0

O período de matrículas para novatos inicia na próxima segunda-feira (4).

período de matrículas para alunos novatos que pretendem ingressar nas escolas municipais de Fortaleza começa na próxima segunda-feira (4). As vagas são destinadas à pré-escola, ensino fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições seguem até o dia 15 de dezembro.

A Prefeitura de Fortaleza informou que os interessados devem utilizar o sistema de matrícula online e preencher formulário pela plataforma Fortaleza Digital. Ao acessar o link, o usuário deve clicar no ícone “EDUCAÇÃO”, sendo direcionado para a opção “Matrícula On-line 2024”.

LEIA TAMBÉM:

📝 Como fazer a matrícula?

Por meio do sistema, pais ou responsáveis podem acessar um formulário, que apresentará todas as unidades escolares, de acordo com CEP/bairro informados, assim como o quantitativo de vagas disponíveis.

Ao selecionar a unidade com vaga disponível, a matrícula do aluno já estará reservada. Ao fim do preenchimento do formulário, será gerado um número de protocolo. A família é orientada a comparecer à escola em até dois dias úteis para apresentação da documentação do aluno.

🚫 E quem não tem internet?

 

A Prefeitura orientou que as famílias que possuem dificuldades de acesso à internet continuam com a opção da matrícula presencial em todas as unidades escolares da rede municipal. Basta que os responsáveis procurem a escola mais próxima e apresentem a documentação necessária.

O processo de organização das matrículas da rede municipal de ensino de Fortaleza objetiva assegurar o acesso e a permanência dos alunos nas unidades de ensino, assim como zelar pelo bom atendimento das famílias que procuram vaga escolar na Rede. É importante ressaltar que, mesmo com o calendário divulgado pela SME, os alunos podem ser matriculados na rede municipal em qualquer período do ano.

🗂️ Quais os documentos necessários?

 

Para efetivar a matrícula de alunos novatos, os responsáveis devem apresentar a seguinte documentação:

  • Cópia da certidão de nascimento e CPF;
  • Documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem);
  • Três fotos 3×4;
  • Cartão de identificação social do responsável legal (NIS);
  • Comprovante de residência;
  • Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência;
  • Cartão de vacinação atualizado;
  • CPF ou RG do responsável, quando o aluno for menor de idade.

 

É importante ressaltar que a ausência de algum documento não pode ser impedimento para efetivação da matrícula. Caso o aluno não possua algum dos documentos solicitados, os conselhos tutelares de cada Distrito de Educação são acionados para a regulamentação da documentação. O responsável pode efetuar a matrícula e depois entregar a documentação.

💁‍♂️ Como funciona para os veteranos?

Para os alunos veteranos, a rede municipal já realizou a confirmação das matrículas dos estudantes que nela permanecerão em 2024. Em contato com os responsáveis, cada unidade escolar atualizou o endereço, documentação e solicitou o cartão de vacina atualizado do aluno para confirmação da matrícula.

📚 Como funciona a matrícula da educação inclusiva?

 

A gestão municipal realiza, todos os anos, as matrículas da educação inclusiva de forma antecipada, com o objetivo de identificar as necessidades educacionais específicas dos alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica. Para o ano letivo de 2024, o período de matrículas antecipadas ocorreu entre seis e 17 do mês de novembro.

Os pais que não buscaram a unidade escolar neste período, ainda podem efetuar a matrícula. Os responsáveis pelos estudantes com deficiência que já possuem laudo deverão apresentá-lo na ocasião da confirmação da matrícula. Para os alunos que não têm o documento será agendado pela escola um momento com o professor do Atendimento Educacional Especializado.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário