Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Médicos retomam atendimento na UPA de Juazeiro do Norte, no Ceará, após dois dias de paralisação parcial

0

O atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, voltou ao normal neste sábado (11). A paralisação parcial dos médicos ocorria, desde a última quinta-feira (9), por causa do atraso de pagamento nos meses de novembro e dezembro.

Os médicos realizavam atendimento apenas de pacientes em situação mais urgente, com classificação vermelha e amarela.

O equipamento passou por uma transição de gestão, onde a Associação das Crianças Excepcionais Nova Iguaçu (Acemi) assumiu o controle. A Acemi também está à frente do Hospital Maternidade São Lucas. A própria organização social realizou uma reunião onde foram esclarecidas e negociadas as reivindicações apresentadas pela categoria. Outra reunião foi realizada entre a nova empresa e a Secretaria da Saúde para que a prestação de serviços à população fosse realizada.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte informou que o repasse ao Instituto Médico de Gestão Integrada (Imegi), antiga gestora da UPA, referente ao mês de novembro já foi feito. O valor pago foi de R$ 200 mil na quinta-feira e outros R$ 46 mil, no dia seguinte. Enquanto o mês de dezembro, aguarda a análise da produção.

Ausência de profissionais de saúde

A situação no município se agrava porque 18, das 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão sem médicos. A ausência destes profissionais se dá desde o último mês de março, após adoção do ponto eletrônico, e tem sido contornada nos últimos meses com novas contratações. O secretário de Saúde de Juazeiro do Norte, Lucimilton Macedo, adiantou que haverá um reajuste no salário para atrair novos médicos.

A prefeitura informou que tem adotado medidas para suprir esta carência. Sete unidades passaram a fazer atendimento noturno aos moradores de qualquer bairro da cidade. Além disso, incluiu mais dois médicos de plantão para receber esta demanda no Hospital Estephânia Rocha Lima.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário