Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Meirelles diz que possibilidade de nova rodada de repatriação existe

0

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira, 1, que existe sim a possibilidade de uma nova rodada de repatriação de recursos ilegais no exterior. A declaração foi dada após evento na Fiesp, em São Paulo. Hoje, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou que se comprometeu a apresentar um projeto para reabrir o prazo de repatriação em 2017.

“A possibilidade existe. É absolutamente possível que o Congresso decida isso, ele é soberano. Para a Fazenda, quanto mais arrecadar, melhor. Não temos nada contra fazer um novo projeto, mas temos de levar em conta que seja consistente com o primeiro. Existem países que reabriram o programa”, afirmou.

O ministro disse que, com o sucesso do primeiro programa, isso pode encorajar alguns investidores que estavam temerosos a aderir em uma nova rodada. Ele não quis, porém, arriscar quanto poderia ser arrecadado nessa nova fase.

Segundo Meirelles, o programa de repatriação brasileiro foi bem sucedido, já que, em relação ao tamanho do PIB, o País arrecadou mais do que outros que tiveram iniciativas semelhantes. “Isso mostra o acerto da iniciativa e que, na medida em que brasileiros que estavam com recursos irregulares no exterior estão dispostos a trazer de volta para o País, indica confiança no Brasil, nas instituições, na economia.” Segundo ele, não haverá um influxo súbito de capitais para o País, mas sim vinculado a oportunidades de investimentos, melhoria da economia.

logo_agenciaestado

Compartilhar

Facebook
Twitter

Compartilhe

Deixe um comentário