Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Melhor relaxar: estresse favorece aumento de peso e afeta ganho de massa

0

Cada dia mais percebemos como mecanismos emocionais interferem diretamente da fisiologia (funcionamento físico e químico do corpo humano). No processo de emagrecimento, de ganho de massa muscular, ou mesmo no processo de manutenção da saúde, os estudos têm revelado um ponto em comum, que é praticamente estrutural para o sucesso e efetividade dos processos: o equilíbrio e a estabilidade emocional.

Pensando nas questões fisiológicas de maneira direta, vamos citar um exemplo pelo qual todos nós passamos diversas vezes ao longo da vida, e algumas pessoas ao longo do mesmo dia: as situações de estresse, tensão, nervosismo, ameaça e etc. Podem ser pelo trabalho, família, amigos, vizinhos, trânsito, violência, entre outros. Não importa a causa e sim a consequência.

Home estressado no trânsito: controle a raiva para evitar problemas de saúde (Foto: Istock) Home estressado no trânsito: controle a raiva para evitar problemas de saúde (Foto: Istock)

Home estressado no trânsito: controle a raiva para evitar problemas de saúde (Foto: Istock)

Temos em nosso corpo os músculos como um dos principais consumidores de energia no corpo. Ou seja, um dos principais “devoradores” de gordura e, por isso, uma das principais estruturas responsáveis pela manutenção de um corpo magro e saudável. Entretanto, nosso corpo tem alguns mecanismos inteligentes de defesa e proteção.

Quando passamos pelas situações de estresse descritas acima, o corpo “se sente” ameaçado, e como forma de defesa, ele vai entrar em um “modo de proteção” pois quer economizar e assegurar tudo que tem armazenado. Para que isso ocorra, o corpo produz um hormônio que se chama cortisol.

Ele “auxilia” o mecanismo de proteção e armazenamento do corpo e vai atacar a principal fonte consumidora das reservas de energia: os músculos. Ele atua diretamente atacando e consumindo a musculatura, tanto fazendo com que ela diminua de tamanho, como também transformando ela em fonte de energia. Em vez de consumir a gordura armazenada, ele consome o próprio músculo (proteínas) transformando o mesmo em combustível para o corpo.

Homem e mulher correm e abrem o sorriso: exercício ajuda a amenizar o estresse do dia a dia (Foto: Getty Images) Homem e mulher correm e abrem o sorriso: exercício ajuda a amenizar o estresse do dia a dia (Foto: Getty Images)

Homem e mulher correm e abrem o sorriso: exercício ajuda a amenizar o estresse do dia a dia (Foto: Getty Images)

Ao final da situação de estresse, o resultado no corpo é péssimo: músculos menores e a gordura ainda lá armazenada. Essa situação causa um momento pós-estresse, que vai favorecer ainda mais o aumento de gordura: agora o músculo, principal consumidor de energia do corpo, está menor, ou seja, agora ele consome menos energia para sobreviver. Logo, qualquer quantidade um pouco maior de alimentos que você comer, têm agora uma grande chance de estar em excesso, e por consequência, ser armazenado em forma de gordura.

Logo, buscar controle emocional, diminuir fatores de estresse quando possível e tentar aprender a lidar com o problema de maneira mais inteligente, madura e serena, dando menos valor a coisas menos importantes e se mantendo em equilíbrio, fazendo exercícios que goste para aliviar a tensão e descarregar o estresse, podem ser grandes aliados na manutenção do peso, no ganho de massa muscular e da qualidade de vida.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Cristiano Parente é professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico (Foto: Arte Eu Atleta) Cristiano Parente é professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico (Foto: Arte Eu Atleta)

Cristiano Parente é professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico (Foto: Arte Eu Atleta)

Compartilhe

Deixe um comentário