Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Mercado financeiro projeta Selic em 8,75% neste ano

0

Os analistas do mercado financeiro reduziram de forma significante a previsão para o juros neste ano. Agora, a aposta dos economistas é de que a taxa básica de juros, a Selic, encerre o ano em 8,75%. Há uma semana, essa mesma projeção era de 9%.

As informações fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O Banco Central é o responsável por coletar os dados e divulgá-los.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os juros básicos caíram de 13% ao ano para 12,25%. Nessa linha, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco também passaram a oferecer juros menores para empresas e pessoas físicas.

Diante dessa redução, o mercado financeiro voltou a projetar um cenário melhor para o custo de vida dos brasileiros, pela quarta semana consecutiva. Em 2017, a estimativa dos analistas é de que a inflação encerre o ano em 4,10%, dentro da meta perseguida pelo Banco Central, fixada em 4,5% (podendo variar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo). Há uma semana, essa mesma projeção era de 4,12%.

Para 2018, os analistas acreditam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador da inflação oficial, fique exatamente no centro da meta seguida pelo BC.

Com esse panorama, os analistas mantiveram a expectativa para o crescimento da economia em 0,47% neste ano. Para 2018, os analistas mantiveram as projeções para o crescimento inalteradas. As medianas apontam que o PIB deve crescer 2,50%.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central

Compartilhe

Deixe um comentário