Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ministério Público pede a impugnação de 17 candidaturas em dois municípios cearenses

0

Ações de impugnação contra 17 candidaturas das cidades cearenses de Boa Viagem e Madalena foram propostas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O promotor eleitoral Alan Moitinho Ferraz, responsável pelo caso, explica que os pedidos são motivados por desincompatibilizações irregulares, ausência de documentos e rejeição de contas.

Os candidatos devem aguardar a decisão do juiz eleitoral sobre as ações. Se a impugnação for acatada pela Justiça, as candidaturas são invalidadas e os votos recebidos serão perdidos. Eles não poderão exercer o cargo, mesmo que sejam eleitos.

Em Boa Viagem, dois candidatos tiveram os pedidos de impugnação registrados devido a desincompatibilização inadequada dos cargos públicos que exerciam antes do pleito. De acordo com o MPE, não houve comprovação da autorização da chefia imediata dos candidatos Sandoval Vieira (PL) e Martírio Campelo (PL) para a desincompatibilização. Já os ex-secretários municipais Rosa Vieira (PL) e Antônio Willians (PL) tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE).

Outras nove ações de impugnação movidas contra candidaturas de Madalena também foram justificadas por processos de desincompatibilização irregular de Francisco Elialdo (PDT), Danilo Vieira (PDT), Francisco Ednaldo (PDT), Francisca Távora (PDT), Francisco Aragoney (PL), Francisco Williame (PL), Claudeci Ramos (PSD), Francisco das Chagas (MDB) e Francisco Torres (MDB).

A candidatura do ex-secretário de Saúde de Madalena, Genilson Gomes (PL), é alvo do MPE por contas irregulares. Esse é também o caso de Eurivando Rodrigues (PSD) e João Soares (PDT), que tiveram contas julgadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) como irregulares referentes à época em que eram secretário municipal de Agricultura, Reforma Agrária e Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, respectivamente.

Pela mesma razão, também teve pedido de impugnação de candidatura a ex-funcionária do gabinete do prefeito de Madalena, Francisca Lucinelde (PDT).

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário