Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Morte de Ricardo Boechat: repercussão

0

Políticos, personalidades e instituições lamentaram nesta segunda-feira (11) a morte do jornalista, apresentador e radialista Ricardo Boechat, aos 66 anos. Ele estava em um helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via.

Morte de Boechat repercute entre autoridades e entidades de imprensa

Morte de Boechat repercute entre autoridades e entidades de imprensa

Leia abaixo a repercussão da morte de Boechat:

Jair Bolsonaro (PSL-RJ), presidente da República: “A Presidência da República expressa seu pesar e condolências em razão do falecimento do jornalista Ricardo Boechat, vitimado em um acidente aéreo, neste dia. O País perde um dos principais profissionais da imprensa brasileira. Sentiremos a falta de seu destacado trabalho na informação da população, tendo exercido sua atividade por mais de quatro décadas com dedicação e zelo”, em nota oficial.

“É com pesar que recebo a triste notícia do falecimento do jornalista Ricardo Boechat, que estava no helicóptero que caiu hoje em SP. Minha solidariedade à família do profissional e colega que sempre tive muito respeito, bem como do piloto. Que Deus console a todos”, via Twitter.

Hamilton Mourão (PRTB-RS), vice-presidente da República: “Manifesto meus sentimentos às famílias de #RicardoBoechat e do piloto do helicóptero, aos profissionais da Rede Bandeirantes, rádio e televisão, extensivos à classe jornalística, pela triste notícia do acidente que os vitimou. Deus no comando.”

(Veja outras reações de políticos mais abaixo.)

Personalidades

Amigos e colegas de profissão lamentam morte de Boechat
Jornal Nacional
Amigos e colegas de profissão lamentam morte de Boechat

Amigos e colegas de profissão lamentam morte de Boechat

O apresentador José Luiz Datena reportou o acidente e a morte do colega de emissora. “Ele diria que a vida vale a pena pra caramba, em todos os seus minutos e segundos. Ele sempre usou esse tempo que teve de uma forma honesta.”

Veruska Seibel Boechat, mulher de Boechat:

Dias Toffoli, presidente do STF: “Lamento a morte do jornalista Ricardo Boechat ocorrida nesta segunda-feira (11), em São Paulo. A imprensa e a sociedade brasileira estão em luto pela perda desse excelente profissional que com dinamismo e versatilidade levava a notícia aos públicos mais diversos, seja para quem o lia na coluna da revista ‘Istoé’, seja para quem o ouvia na rádio ou o assistia nos telejornais da Band. Presto minhas sinceras condolências à família, aos amigos e às empresas para as quais trabalhou ao longo de quase meio século de jornalismo.”

Luiz Fux, ministro do STF: “O ministro Luiz Fux manifesta seu profundo pesar pela morte do jornalista Ricardo Boechat, profissional que marcou a sua carreira pelo exercício do jornalismo sério e independente.”

Rosa Weber, presidente do TSE: “Recebo com profundo pesar a notícia da morte do jornalista Ricardo Boechat. Profissional competente e respeitado, prestou inestimável contribuição ao jornalismo. Transmito minha solidariedade a familiares, amigos e profissionais da imprensa brasileira.”

João Otávio de Noronha, presidente do STJ: “Ao longo de quase 50 anos de carreira, o jornalista Ricardo Boechat construiu uma história marcada pelo profissionalismo, pela imparcialidade e pelo cultivo dos valores mais caros ao jornalismo, como a ética e o combate à corrupção. Jornalista multifacetado e premiado, Boechat consolidou seu nome entre os profissionais de imprensa mais respeitados do país. Com profunda tristeza, manifesto condolências aos familiares, amigos e todos os colaboradores do Grupo Bandeirantes.”

Luciano Huck, apresentador:

Luciano Huck

@LucianoHuck

Chocado e triste c/ o falecimento do jornalista Ricardo Boechat. Em um momento tão delicado, o país perde uma potente voz na defesa da ética. Deixo todo meu carinho a família e aos colegas da Bandeirantes.

207 people are talking about this

Fátima Bernardes, apresentadora:

Paulo Coelho, escritor:

Paulo Coelho

@paulocoelho

Sou uma das muitas, muitissimas vozes a lamentar a perda de um jornalista tão competente, imparcial, eficaz. Que Ricardo Boechat sirva de exemplo aos que agora buscam um caminho neste conturbado mundo do jornalismo de hoje

204 people are talking about this

Marcelo Adnet, comediante:

Marcelo Adnet

@MarceloAdnet

Que tragédia a morte inesperada do grande jornalista, genial e incansável Ricardo Boechat. Que nós jornalistas nos inspiremos sempre nele, na sua luta e na sua voz sempre presente. Vai fazer muita falta.

1,052 people are talking about this

Vera Magalhães, jornalista:

Vera Magalhães

@veramagalhaes

Estou passada com essa notícia do Ricardo Boechat. Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente há dois anos, num almoço delicioso e cheio de risadas com amigos queridos. Mas a admiração profissional era anterior e só se confirmou após o contato pessoal. Tô muito triste

164 people are talking about this

Miriam Leitão, jornalista:

Míriam Leitao.com

@MiriamLeitaoCom

Meu querido amigo Ricardo Boechat. Não posso acreditar. Eu lhe devo tantos favores, tantas palavras generosas em momentos difíceis. Você foi pessoa linda, jornalista maravilhoso. Ai Boechat, tão cedo, tão cedo amigo.

1,502 people are talking about this
Miriam Leitão lembra amizade com Boechat: “Me arrumou emprego”
Estúdio i
Miriam Leitão lembra amizade com Boechat:

Miriam Leitão lembra amizade com Boechat: “Me arrumou emprego”

Aline Midlej, jornalista: “Tive uma convivência muito próxima com Boechat. Boa parte do meu crescimento profissional passou por ele. Na redação da TV Bandeirantes em São Paulo, ele era uma referência, uma inspiração, uma autoridade jornalística, mas que transitava com muita humildade, muito carinho e muita atenção, especialmente com os jornalistas mais jovens.”

“Ele era uma referência, uma inspiração”, diz Aline Midlej sobre Ricardo Boechat
Estúdio i
'Ele era uma referência, uma inspiração', diz Aline Midlej sobre Ricardo Boechat

‘Ele era uma referência, uma inspiração’, diz Aline Midlej sobre Ricardo Boechat

Ricardo Noblat, jornalista:

Blog do Noblat

@BlogdoNoblat

Em um dos anos que Boechat ganhou o Prêmio Comunique-se, eu também ganhei. Por engano, o apresentador da cerimônia me entregou o troféu dele e deu o meu a ele. Nos falamos dias depois. E por sugestão de Boechat, jamais disfizemos a troca. Que falta ele fará a todos. Que falta!

302 people are talking about this

Rodolfo Schneider, jornalista:

Rodolfo Schneider

@RodolfoS

Eu NUNCA NUNCA NUNCA, mesmo que vivesse eternamente, teria formas de agradecer a você por tudo o que fez por mim e palavras para dizer tudo o que representa! Te amo pra sempre, Careca!! ❤️

497 people are talking about this

Milton Jung, radialista:

Mílton Jung

@miltonjung

Meu Deus do Céu … deixa o cara com a gente, vai. Nos dá essa chance. Tá difícil de segurar a onda por aqui. Um dia choro por centenas, noutro por dezenas, agora choro por um colega: Ricardo Boechat, agora não! O jornalismo precisa de você. A gente precisa de você, camarada!

730 people are talking about this

José Simão, jornalista:

José Simão

@jose_simao

Meu amigo querido! Meu vice amado! 😭😭😭😭😭😭😭

10.6K people are talking about this

Milton Neves, jornalista:

Embedded video

Milton Neves

@Miltonneves

Morre o MAIOR jornalista do Brasil em qualquer mídia. Ele me batizou de “Pitonisa” e já fez até pegadinha comigo, quando mudo meus placares. Grande Boechat! Grande amigo!

472 people are talking about this

Padre Marcelo Rossi:

Padre Marcelo Rossi

@pemarcelorossi

Amados, Orando pelo Ricardo Boechat. Querido jornalista, conceituado e respeitado. Que a família seja confortada por Deus.

332 people are talking about this

Padre Fábio de Melo:

padrefabiodemelo

@pefabiodemelo

A morte do Boechat nos empobre. É bem mais do que perder um jornalista brilhante. É perder uma consciência lúcida, iluminada, que sabia ver o Brasil sem partido, sem paixões. Morre com ele a coragem que a muitos encorajava diariamente.

18.2K people are talking about this

Daniela Mercury, cantora:

Daniela Mercury

@danielamercury

Sinto muito pela morte de @BoechatOficial, um jornalista político tão importante e necessário sempre. Mais ainda nesse momento do Brasil. Um abraço afetuoso à família.

93 people are talking about this

Serginho Groisman, apresentador:

Serginho Groisman

@oserginho

Boechat: tuas opiniões , teu bom humor, tuas indignações , teu amor por tua família e a aula de jornalismo que voce nos deu vão fazer muita falta. Força para as famílias que estavam no helicóptero.

557 people are talking about this

Walter Casagrande, comentarista:

Walter Casagrande Jr

@wcasagrandejr

Não acredito em mais uma tragédia, fiquei o fim de semana em casa, só a maior parte do tempo na cama de tanta tristeza que sentia.
Hoje fui caminhar no Ibirapuera e absorvi só energias boas e aí me vem essa notícia do Ricardo Boechat, era um dos grandes jornalista do país.

139 people are talking about this

Walcyr Carrasco, autor:

Walcyr Carrasco

@WalcyrCarrasco

Mais uma notícia triste nesse ano: perdemos o jornalista Ricardo Boechat. Meus sentimentos aos familiares e amigos. 🙏

42 people are talking about this

Marcelo D2, cantor:

Marcelo D2

@Marcelodedois

Boechat sempre me pareceu um cara corajoso e verdadeiro … que descanse em paz

1,220 people are talking about this

José de Abreu, ator:

José de Abreu

@zehdeabreu

RIP Boechat, amigo de longo tempo.

44 people are talking about this

Danilo Gentili, apresentador:

Danilo Gentili

@DaniloGentili

Por coincidência sempre entrávamos na maquiagem da Band no mesmo horário. A gente se divertia muito conversando. Ríamos bastante enquanto nos maquiavam.

Tive a alegria de deixar uma das entrevistas mais divertidas que vc verá com ele: https://youtu.be/_DQ05_MXHlo 

🙁

1,496 people are talking about this

Cid Moreira, jornalista:

Chico Pinheiro, jornalista:

Chico Pinheiro

@chico_pinheiro

Conheci Boechat quando ele trabalhou no Bom Dia Brasil, no fim da década de 90. Eu participava de São Paulo e ele interagia com o Renato Machado, no RJ. Cheguei a apresentar o jornal com ele no estúdio. Sempre admirei seu trabalho. Sentiremos sua falta. R.I.P.

901 people are talking about this

André Trigueiro, jornalista:

André Trigueiro

@andretrig

Jornalista valente, corajoso, contundente, um dos grandes nomes dessa nossa profissão. Tive a honra de ser seu colega de trabalho na TV Globo. Que falta você já faz! Obrigado por tudo! https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/duas-pessoas-morrem-em-queda-de-helicoptero-no-rodoanel-em-sp.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa 

Jornalista Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero em SP – 11/02/2019 – Cotidiano – Folha

O jornalista Ricardo Boechat, 66, morreu após a queda de um helicóptero em São Paulo nesta segunda-feira (11).

folha.uol.com.br

376 people are talking about this

Paola Carosella, chefe de cozinha:

Paola Carosella ⚡️

@PaolaCarosella

Extremamente triste e horrorizada. Meus sentimentos mais profundos de amor e paz para a familia e amigos do Sr Ricardo Boechat. Se foi um homen integro, inteligente e com uma trajetória impecável como jornalista. Um grande homem. Que em paz descanse. Muito triste.

1,734 people are talking about this

Rafael Cortez, apresentador:

Rafael Cortez

@cortezrafa

Ano triste pro Brasil. Política e seus escândalos e burrices. Morte do Caio Junqueira. Brumadinho. Flamengo. E agora a queda do helicóptero com o Boechat. O país não merece isso. Desolado. Boechat era um dos maiores jornalistas do país. Na foto, ele comigo e parte da Band em 2010

155 people are talking about this

Tico Santa Cruz, músico:

Ticosantacruz

@Ticostacruz

O tempo, o amor e a morte, ninguém controla! Muito triste com a partida do Jornalista Ricardo Boechat! Um dos melhores jornalistas desse país! Vai deixar um vazio enorme!
Que Deus conforte a família e os amigos! 😢😢😢

108 people are talking about this

Tino Marcos, jornalista:

Tino Marcos

@tinomarcosreal

Ri muito em redação e camarim com o Boechat, alma leve, bom humor. E um monstro na profissão. Sou ouvinte quase diário, sou fã.
Ética, coragem, clareza.
O jornalismo perde muito muito.
O mundo anda triste demais.

391 people are talking about this

Políticos

Alceu Moreira (MDB-RS), deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária: “É com profundo pesar e surpresa que soubemos da confirmação do falecimento do jornalista Ricardo Boechat nesta segunda-feira. Em nome de todos os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária, quero me solidarizar com a família e com a sociedade, que perde um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro. Uma perda incomensurável.”

Alvaro Dias (Pode-PR), senador: “Meu último encontro com o jornalista Ricardo Boechat foi no Canal Livre, transmitido no ano passado, durante as eleições. A morte de Boechat – jornalista investigativo, contestador, verdadeiro e destemido – é uma perda enorme para o país. Jornalista brilhante, pessoa exemplar. Nossa solidariedade aos parentes e amigos.”

Ana Amélia Lemos (PP-RS), ex-senadora: “A morte do jornalista Ricardo Boechat silencia uma das vozes mais importantes da crítica contundente e responsável do jornalismo brasileiro. Inteligente, inquieto e com uma forma inconfundível na comunicação com os ouvintes e telespectadores, Boechat brilhava sempre.”

André Mendonça, advogado-geral da União: “Recebi com pesar a notícia da morte do jornalista Ricardo Boechat. Solidarizo-me com a família e peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos deste profissional que, ao longo de sua vida, deu uma inestimável contribuição ao jornalismo e à sociedade brasileira.”

Augusto Coutinho (SD-PE), deputado federal: “O jornalismo brasileiro perdeu hoje um de seus mais fiéis e aguerridos representantes. Ricardo Boechat era muito respeitado entre os colegas, o público e os entrevistados. É com pesar que recebi a notícia do acidente do qual ele e o piloto foram vítimas.

Manifesto meu apoio e de toda a bancada do Solidariedade à família de ambos, bem como aos profissionais do Grupo Band, onde Boechat trabalhava e certamente fará falta.”

Baleia Rossi (MDB-SP), deputado federal: “Recebo com susto e tristeza a infeliz notícia da perda do jornalista Ricardo Boechat. Parece que neste ano estamos colecionando tragédias. Minhas orações e condolências aos familiares e amigos.”

Daniel Coelho (PPS-PE), deputado federal: “O Brasil perde uma das maiores referências no jornalismo. Ricardo Boechat praticou um jornalismo independente e sério. Era um profissional que não tinha medo de emitir suas opiniões a respeito de qualquer assunto. Boechat era um exemplo de profissional para o Brasil e para o mundo. Sua trajetória pode e deve ser seguida por todos que atuam na comunicação.”

Davi Alcolumbre (DEM-AP), senador e presidente do Senado: “Foi em estado de consternação e tristeza que recebi a notícia da morte inesperada do jornalista Ricardo Boechat. Era um profissional reconhecido pelo trabalho e senso crítico aguçado revelado nos principais meios de comunicação do país. Envio meu sentimento de solidariedade e apoio fraterno aos seus colegas de trabalho e a toda sua família. Tenho certeza de que os brasileiros lamentam a morte desse argentino que escolheu o Brasil como lar. Fica a saudade e o respeito pelo homem e jornalista que sempre demonstrou ser. Meu apoio fraterno também aos parentes e amigos dos demais ocupantes do helicóptero que fatalmente caiu em São Paulo.”

Eduardo Braga (MDB-AM), senador: “Em meio a tantas tragédias neste início de ano, nossas orações também se voltam aos familiares do jornalista Ricardo Boechat. Que nosso Deus possa confortar seus corações.”

Eduardo Suplicy (PT-SP), vereador: “Lamento profundamente as mortes do jornalista Ricardo Boechat, bem como as do piloto e do copiloto do helicóptero que caiu hoje na Grande São Paulo.”

Elmar Nascimento (DEM-BA), deputado federal: “O Brasil tem vivido ao longo das últimas semanas um sentimento de extrema tristeza. Rompimento da barragem em Brumadinho, soterramento de cidadãos no Rio de Janeiro e a tragédia no Flamengo.

Mesmo nestes momentos de forte comoção, os jornalistas estiveram firmes na prestação de serviço à população.

Nesta segunda-feira, infelizmente, o jornalismo que aponta erros e tanto contribui para a nossa democracia, se entristeceu com a morte de Ricardo Boechat. Tristes também estão os brasileiros.

Ao prestar meus sentimentos à família e ao grupo Bandeirantes de comunicação, reforço o sentimento de profunda tristeza da minha parte e da bancada do Democratas na Câmara.”

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), senador: “Nos despedimos hoje, com muita tristeza, do grande jornalista Ricardo Boechat, que sempre demonstrou absoluto comprometimento com a notícia, com o jornalismo, com os fatos. A imprensa, o país e todos nós lamentamos esta partida tão precoce. Que a família, os colegas e os amigos de Boechat encontrem o conforto necessário neste momento tão difícil.”

Fernando Collor (Pros-AL), senador: “Lamento o falecimento do jornalista Ricardo Boechat, em acidente no qual também perdeu a vida o piloto do helicóptero. Meu sentimento pesaroso às famílias enlutadas, extensivo à Rede Bandeirantes.”

Humberto Costa (PT-PE), senador: “Estou consternado com essa notícia do falecimento de Ricardo Boechat. É uma perda horrível para o Brasil de um jornalista de incontáveis virtudes. Deixo aqui minha solidariedade à família, aos amigos, aos fãs desse grande profissional do nosso jornalismo.”

Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal: “Lamento a perda trágica do jornalista Ricardo Boechat. Sua energia, inteligência e senso de justiça sempre estiveram a serviço do Brasil. Perde o jornalismo, perde o Brasil.”

Ivan Valente (PSOL-SP), deputado federal: “Lamentamos profundamente a morte do jornalista Ricardo Boechat. A imprensa brasileira perde um grande polemista e comunicador. O acidente com o helicóptero provocou a morte dele, do co-piloto e do piloto. Nossas condolências à família de todos.”

Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deputada federal: “Que tempos vivemos! Esse acidente do Boechat choca a nós todos. Minha solidariedade também à família do piloto. Seguiremos acompanhando a apuração disso tudo.”

Jean Paul Prates (PT-RN), senador: “Trágica perda para o jornalismo brasileiro essa fatalidade que nos leva Ricardo Boechat. Nem sempre concordava com algumas de suas hipérboles e generalizações, mas sua coragem e contundência farão muita falta. Sentimentos consternados à família e inúmeros amigos.”

João Doria (PSDB), governador de São Paulo: “Com o falecimento de Ricardo Boechat, o Brasil perde um dos maiores jornalistas da sua história. Sua atuação diária demonstrava sensibilidade em defesa do interesse público e do jornalismo de qualidade. Toda a solidariedade a seus familiares, amigos e colegas da Rede Bandeirantes.”

Juliano Medeiros, presidente do PSOL: “O Brasil perdeu hoje Boechat, um dos mais lúcidos e irreverentes nomes do jornalismo brasileiro. Lamento seu falecimento, e me solidarizo em nome do PSOL com seus colegas de trabalho, familiares e ouvintes, bem como com as famílias do piloto e co-piloto do helicóptero.”

Marcelo Freixo (PSOL-RJ), deputado federal: “Muito triste com a morte de Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci. Boechat é um dos jornalistas mais importantes e competentes do Brasil. Vai fazer muita falta! Deixo minha solidariedade aos amigos e familiares do Boechat e do Ronaldo.”

Marcel Van Hattem (Novo-RS), deputado federal: “Ouvi no carro, na vinda de Dois Irmãos a Porto Alegre, a triste notícia da morte de Ricardo Boechat pelas ondas da BandNews FM. Não há como não ficar consternado com tão trágico acontecimento. Ouço a BandNews com frequência desde o seu princípio e saber que um profissional como Boechat já não estará mais lá dá um sentimento de vazio profundo, tamanha sua influência na programação da emissora e no jornalismo brasileiro. Que Deus conforte seus familiares, amigos e colegas de trabalho, assim como os familiares e amigos do piloto Ronaldo Quattrucci, que também faleceu no acidente.”

Marcos Pereira (PRB-SP), deputado federal: “Lamento a morte abrupta do jornalista Ricardo Boechat, vítima de um acidente aéreo. O Brasil perde um grande profissional reconhecido pela sua crítica sempre aguçada e combativa. Que Deus conforte familiares, amigos e colegas de profissão de Boechat, especialmente os da Band.”

Marcos Pontes, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: “Perdemos um grande profissional do jornalismo hoje. Meus sentimentos para as famílias de Ricardo Boechat e do Cmte Quattrucci. Depois de décadas de trabalho na segurança de voo, um acidente aéreo sempre nos dá essa sensação de impotência pela importância e a fragilidade da vida.”

Marina Silva (Rede-AC), ex-senadora: “É com profunda tristeza que recebi a notícia da morte trágica do jornalista Ricardo Boechat. Boechat fará uma falta enorme ao jornalismo, ainda mais nesse momento do país. Que Deus conforte sua família, amigos e colegas de trabalho nesse momento de perda e dor.”

Onyx Lorenzoni (DEM-RS), deputado federal e Ministro-chefe da Casa Civil: “Meus sentimentos à família e amigos de Ricardo Boechat.”

Orlando Silva (PCdoB-SP), deputado federal: “Impactado com a notícia da morte do jornalista Ricardo Boechat, em acidente de helicóptero. Meus sentimentos aos familiares e amigos de Boechat e das outras vítimas. Que tenham força e fé para enfrentar o momento difícil.”

Otto Alencar (PSD-BA), senador: “Ricardo Boechat sempre demonstrou sensibilidade na prática do jornalismo de qualidade, voltado ao interesse público e independente. A comunicação brasileira e todos nós perdemos um profissional exemplar. Minha total solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho. Luto.”

Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná: “O jornalismo perde uma das suas vozes mais plurais. A morte do jornalista Ricardo Boechat nos diminui um pouco. Todos. Perdemos uma voz plural e inteligente. Que Deus dê forças à sua família pra suportar tão grande perda.”

Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo: “É com pesar que recebo a notícia da morte do jornalista Ricardo Boechat, 66, no início da tarde desta segunda-feira (11), vítima de um acidente de helicóptero em São Paulo. O jornalismo brasileiro perde hoje uma de suas referências. Defensor do pluralismo de ideias e da imprensa livre, Boechat tinha fortes ligações com nosso Estado. Meus sentimentos a Veruska, sua esposa, aos familiares e amigos neste momento de dor.”

Roberto Rocha (PSDB-MA), senador: “Com muita tristeza, recebi a notícia da morte do jornalista Ricardo Boechat. Boechat foi um dos maiores nomes da sua geração, com coberturas no jornalismo diário, sempre com muita credibilidade. Minha solidariedade aos familiares, amigos e ao Grupo Bandeirantes.”

Rodrigo Maia (DEM-RJ), deputado federal e presidente da Câmara: “Uma grande perda para o nosso país, para a nossa democracia, para o jornalismo brasileiro. Um grande comunicador, um grande apresentador, um grande jornalista. Presto aqui a minha solidariedade à família. E, claro, uma perda, como eu disse, enorme para a democracia brasileira, porque era um dos grandes jornalistas que o Brasil tinha e que, todos os dias, com muita competência, na rádio e na televisão, levava à milhões de brasileiros as notícias, sempre uma análise muito bem feita, muito dura, mas muito democrática em relação às notícias do nosso país.”

Rodrigo Pacheco (DEM-MG), senador: “Toda solidariedade aos familiares, amigos e colegas da Rede Bandeirantes em razão do falecimento do jornalista Ricardo Boechat. O jornalismo, a democracia e o país perderam um grande representante.”

Romário (Podemos-RJ), senador: “Triste demais com essa notícia da morte de Ricardo Boechat, vítima da queda de um helicóptero que o transportava. Um dos jornalistas mais sérios e competentes e também um dos mais queridos pela população. Meus sentimentos aos familiares do jornalista e do piloto do helicóptero.”

Rui Costa (PT), governador da Bahia: “É com imenso pesar que recebo a notícia da morte do jornalista e radialista Ricardo Boechat, uma das mais importantes referências do jornalismo brasileiro da atualidade. A sua morte representa uma perda não apenas para a família e para os amigos, mas para toda a sociedade brasileira, em razão do relevante papel que exercia no jornalismo brasileiro e na defesa do Estado Democrático de Direito. Expresso, em meu nome e de todos os baianos, a mais profunda solidariedade a todos, sua família, amigos e companheiros de trabalho por essa perda inestimável.”

Simone Tebet (MDB-MS), senadora: “O jornalismo brasileiro está de luto. Perde um dos profissionais mais vibrantes e independentes. A morte repentina de Ricardo Boechat deixa um vácuo, nos choca e entristece. Deixo meu pesar à família, aos amigos e admiradores.”

Telmário Mota (PROS-RR), senador: “Perde a imprensa brasileira e perdem os brasileiros uma importante voz, que sempre agiu a favor do Brasil. Perdemos, sobretudo, um assíduo combatente da corrupção. Os brasileiros e eu agradecemos a sua brilhante trajetória. Fique em paz, meu amigo, Ricardo Boechat!”

Weverton Rocha (PDT-MA), senador: “Recebo com grande tristeza a notícia da morte do jornalista Ricardo Boechat, vítima de um acidente de helicóptero em SP. O Brasil perde um grande jornalista. Nossa solidariedade também para os familiares e amigos do piloto Ronaldo Quattrucci.”

Wilson Witzel (PSC-RJ), governador do Rio de Janeiro: “Lamento profundamente a morte do jornalista Ricardo Boechat. Referência no jornalismo brasileiro, respeitado pela coragem e veemência na denúncia da má gestão pública e privada, Boechat com certeza deixará saudade em tantos ouvintes, telespectadores, leitores e admiradores.”

Instituições

Grupo Bandeirantes: “É com profunda consternação que o Grupo Bandeirantes de Comunicação lamenta o súbito falecimento do jornalista Ricardo Boechat, hoje em São Paulo.

Além de um profissional muitíssimo conceituado, premiado e admirado, o Brasil perde um grande homem, pai de seis filhos, avô e amado esposo.

A toda sua família, e à família do piloto Ronaldo Quatrucci, transmitimos mais uma vez nossos sentimentos.

Estamos todos, funcionários e colaboradores, muito tristes e abalados com esta trágica notícia.

Agradecemos as inúmeras mensagens de carinho, tanto dos telespectadores e ouvintes quanto de emissoras e veículos da imprensa nacional e internacional.

‘O jornalismo e o Brasil perderam hoje uma referência insubstituível. E nós, do Grupo Band, perdemos um amigo e profissional que jamais esqueceremos’, lamenta João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.”

Associação Brasileira de Imprensa: “Associação Brasileira de Imprensa expressa profunda consternação com a morte do jornalista Ricardo Boechat, apresentador da BandNews, solidariza-se com sua família e todos aqueles que tiveram um dia o privilégio de usufruir da sua convivência e do seu extraordinário talento.

Ricardo Boechat foi um jornalista brilhante, apaixonado pelo seu ofício, que jamais deixou de participar das discussões do seu tempo. Um dos seus traços marcantes era o rigor que cultivava em relação à apuração do noticiário que devia reproduzir os fatos com extrema precisão.

Com a morte trágica de Boechat, morre também parte de uma geração da qual foi um dos profissionais mais exuberantes. Uma geração de jornalistas que perseguia a notícia com determinação jesuítica e que considerava a verdade um Ato de Fé.

O seu refinamento intelectual, o zelo com o cuidado das fontes e a firmeza das posições que assumia acabaram transformando o “Jornal da Band” em um dos veículos mais respeitados do país.

O seu exemplo como profissional, suas reflexões, as broncas ao vivo, e aquele sorriso inconfundível continuarão muito vivos entre nós. A ABI decreta luto de três dias pela morte desse extraordinário companheiro que exerceu sempre o jornalismo com entusiasmo, alegria, competência e muita paixão.”

Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert): A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lamenta, com profundo pesar, a morte do jornalista Ricardo Boechat, ocorrida nesta segunda-feira (11), em São Paulo (SP).

Dono de um estilo inconfundível, Boechat honrou a profissão de jornalista, exercida com ética e compromisso com a verdade dos fatos. Sempre preocupado em levar informação e opinião à sociedade, missão que cumpriu com maestria, Boechat deixa uma lacuna no jornalismo brasileiro.

Sua habilidade em se comunicar com o público é um legado que fica para a história da comunicação do país. Neste momento de luto para a radiodifusão brasileira, a ABERT presta solidariedade aos familiares, companheiros da BAND, amigos e colegas de trabalho.”

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji): “Nas manifestações públicas de colegas que trabalham ou trabalharam com Boechat ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, o adjetivo ‘generoso’ é frequente, assim como o lamento pela perda de uma voz crítica e contundente. O humor com o qual tratava o noticiário e a si próprio é outra das características que os amigos e colegas ressaltam.

A Abraji envia seu profundo pesar e toda solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Ricardo Boechat.”

Sindicato dos jornalistas: “O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro e a Federação Nacional dos Jornalistas lamentam a morte do jornalista Ricardo Boechat em acidente de helicóptero na tarde desta segunda-feira (11), bem como a do piloto Ronaldo Quattrucci. Em quase 50 anos de trajetória profissional, Boechat atuou em vários dos mais importantes veículos de comunicação do país.

Os Sindicatos e a Federação se solidarizam com os familiares, colegas e amigos de Ricardo Boechat e de Quattrucci.”

Libbs Farmacêutica, empresa que recebeu última palestra de Boechat antes do acidente: “Todos nós da empresa estamos profundamente consternados com o falecimento do querido Ricardo Boechat, ícone e referência internacional do jornalismo. Ele foi convidado para participar de nossa convenção, em Campinas, neste dia 11, e, como é comum em suas aparições, abrilhantou e fortaleceu a relevância do nosso encontro. Durante 40 minutos, ele esteve conosco em um bate-papo no qual imprimiu seu estilo, sempre autêntico e verdadeiro.

Lamentamos igualmente o falecimento do piloto Ronaldo Quattrucci e estamos inteiramente solidários à dor das famílias.

Todas as atividades do dia foram canceladas. Estamos aguardando informações oficiais sobre o ocorrido e seguimos à disposição para cooperar com mais informações.”

Ministério da Justiça e Segurança Pública: “O Ministério da Justiça e Segurança Pública lamenta a morte do jornalista Ricardo Boechat, que sempre se destacou em denunciar ilícitos na administração pública e na defesa de reformas para redução da impunidade. Neste momento de dor, manifestamos solidariedade à família e amigos de Ricardo Boechat e ao Grupo Bandeirantes.”

Prefeitura de São Paulo:

Prefeitura SP

@prefsp

A Prefeitura de São Paulo lamenta a morte de Ricardo Boechat e a do piloto Ronaldo Quattrucci, e se solidariza com as famílias e amigos de ambos pela perda ocorrida na tarde de hoje.

31 people are talking about this

Flamengo:

Flamengo

@Flamengo

Em mais um dia de luto, recebemos a terrível notícia do falecimento do jornalista e rubro-negro Ricardo Boechat. Enviamos nossos sentimentos à família e amigos em mais esse momento muito difícil. Descanse em paz.

6,297 people are talking about this

Associação Portuguesa de Desportos:

Portuguesa

@Lusa_Oficial

A Associação Portuguesa de Desportos, enlutada, lamenta o falecimento do jornalista e torcedor Ricardo Boechat, vítima de acidente de helicóptero ocorrido hoje nas imediações do Rodoanel. Aos amigos e familiares o nosso apoio.

110 people are talking about this

Santos Futebol Clube:

Santos Futebol Clube

@SantosFC

Nossas condolências à família de Ricardo Boechat e ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. Uma das grandes figuras do jornalismo brasileiro. 😔🙏

990 people are talking about this

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro: “A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro recebeu com pesar a notícia da queda do helicóptero que ocasionou o falecimento do jornalista Ricardo Eugênio Boechat, ocorrido no início da tarde de hoje

Boechat contribuiu para o desenvolvimento do jornalismo profissional no Brasil. Destacou-se por suas análises e opiniões, mesmo em épocas em que tal prática não era comum nas redações e jornais. Neste momento de luto, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro se solidariza com seus os familiares, amigos e colegas de jornalismo, confiante nas promessas de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e a quem dirigimos nossas preces por Ricardo Boechat: ‘Dá-lhe, Senhor, o descanso eterno, brilhe para ele a Vossa Luz! Descanse em paz!’.”

Força-tarefa da Lava Jato: “Os procuradores da força-tarefa Lava Jato no Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) lamentam a morte do jornalista Ricardo Boechat, ocorrida no início da tarde desta segunda-feira, 11 de fevereiro.

Ganhador de três prêmios Esso, Ricardo Boechat construiu uma sólida carreira profissional, com passagens pelos jornais ‘O Estado de S. Paulo’, ‘O Globo’ e ‘O Dia’. Atualmente trabalhava na Rede Bandeirantes e tinha uma coluna na revista ‘IstoÉ’.

Para a força-tarefa, Boechat contribuiu significativamente para a prática do bom jornalismo, exercendo a atividade com isenção, coragem e independência.”

Executiva Nacional do PSDB: “O PSDB lamenta profundamente as mortes de um dos jornalistas mais importante do Brasil, Ricardo Boechat, e do piloto Ronaldo Quattrucci, ocorridas no fim da manhã desta segunda-feira (11), em decorrência de um acidente de helicóptero em São Paulo.

Nossa solidariedade à família de Boechat e do piloto do helicóptero, aos profissionais da rádio Band News e TV Bandeirantes, aos amigos, ouvintes e telespectadores que o admiravam.

Com certeza, o Brasil perdeu hoje um grande comunicador que, por décadas, informou com seriedade a população.

Boechat era o recordista de vitórias no Prêmio Comunique-se, com 17 troféus. Ele também ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro e atuou em alguns dos principais veículos e canais do país.”

G1

Compartilhe

Deixe um comentário