Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

‘Não adianta se desesperar, é só uma prova’, diz aluna nota mil no Enem 2019

0

A estudante cearense Júlia Fernandes, de 17 anos, que obteve nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, afirmou que uma das dicas para alcançar o feito é ter confiança. “Não adianta se desesperar, você precisa ter na sua cabeça que você é capaz, que passou meses se dedicando para isso e que, no final, é só uma prova. No mais, confiar em si mesmo é o que importa”, afirma. Além disso, ela diz ser indispensável se manter informado sobre questões em pauta no atual governo.

Em todo o Brasil, 53 participantes obtiveram nota mil na redação do Enem 2019. As notas individuais do Enem 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Quando eu acordei, a minha supervisora do colégio havia mandado uma mensagem no WhatsApp dizendo que estava muito orgulhosa. Quando fui ver, lá estava a nota 1000 na redação! Fiquei em êxtase, quase sem acreditar”, relatou a estudante ao G1.

Boletim com resultado mostra nota 1000 da estudante Júlia Fernandes — Foto: Arquivo pessoalBoletim com resultado mostra nota 1000 da estudante Júlia Fernandes — Foto: Arquivo pessoal

Boletim com resultado mostra nota 1000 da estudante Júlia Fernandes — Foto: Arquivo pessoal

Júlia revelou a estratégia usada no dia da prova para não correr risco de perder tempo e não concluir o exame.

“Eu comecei fazendo o rascunho da redação para não ter problema com o tempo depois. Em seguida fiz as 45 questões de ciências humanas, passei a redação a limpo e no final marquei o gabarito. Eu fiz linguagens depois de passar a redação a limpo, pois é uma prova mais extensa, e eu demoro para ler tudo atentamente e poder marcar com cuidado.”

Para a aluna, o tema “Democratização do acesso ao cinema”, foi uma surpresa positiva, fácil de desenvolver.

“Como ao longo do ano eu desenvolvi diversos temas, pesquisei por muitos repertórios socioculturais e fui muito bem preparada no curso de redação, achei certa facilidade”.

A estudante, que vai tentar o curso de odontologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), finaliza deixando uma dica para quem for fazer o Enem 2020.

“Em questões de técnica, acho que é importante sempre ter palavras-chave que possam deixar o texto mais culto, além de articular uma boa proposta de intervenção, sempre lembrando do que foi problematizado nos outros parágrafos.”

Paulo Martins e Lucas Falconery, G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário