Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

No aniversário de 291 anos, um pouco da história de Fortaleza

0

Especial Aniversário de Fortaleza: um mergulho na história da cidade

No dia em que se comemora o aniversário de Fortaleza, o Bom Dia Ceará quer saber: afinal, de onde viemos? Podemos dizer que viemos de vários lugares mas crescemos a partir de um forte, o de Nossa Senhora de Assunção, antigo forte Schoonemborch. Construído pelos holandeses às margens do Richo Pajeú em 1649, o forte foi destruído por índios e retomado pelos portugueses para virar o ponto central e dar nome à capital do Ceará. (veja as reportagens do Bom Dia Ceará em homenagem ao aniversário de Fortaleza)

Mas o que dizer do povo de Fortaleza? Esse vem de uma mistura salgada de colonizadores e índios. “Nós temos várias misturas. Por aqui andou muito estrangeiro, como franceses, ingleses, portugueses, índios e poucos negros, muito poucos”, explica o historiador Miguel Ângelo Nirez. “Somos um povo de coração bom, hospitaleiro. Essa é a nossa marca”, ressalta o historiador.

Somos um povo que cresceu junto com a cidade, de costas para o mar. “Naquela época, a função do mar em relação à cidade era o fornecimento do pescado. Então, quem ficava à beira-mar, quem gostava do mar mesmo, era o pescador”, explica Nirez.

A movimentação no século XIX fez a cidade ganhar um jeitão arrumado, em forma de tabuleiro de xadrez. E todos os caminhos levavam ao coração de Fortaleza, a Praça do Ferreira. Historicamente girava em torno dela. Antes ela era um areal, algumas casas e uma cacimba. Foi feita então uma reforma e virou uma praça. Depois chegaram os cafés, os comércios e, finalmente, o Cine São Luiz.

E o nosso povo foi ganhando um molde, um jeito de resistir às dificuldades, uma Fortaleza própria. E o aniversário de 291 anos, os fortalezenses torcem para ser de muita chuva, muita chuva. Porque dia bonito aqui, é céu nublado, bonito pra chover.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário