Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Nova operação da PF contra JBS preocupa governo

0

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

No dia em que o atual governo completou um ano no poder, a nova operação da Polícia Federal que atingiu a JBS alarmou o presidente Michel Temer e ministros, porque tem impacto numa cadeia produtiva que gera muito emprego. O governo teme que uma investigação derivada da Lava Jato, a Bullish, enfraqueça mais um setor da economia, a exemplo do que aconteceu com as empreiteiras.

A JBS, produtora de proteína animal e grande exportadora, está no alvo de uma operação que investiga supostas fraudes em financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

No período de um ano, o governo Temer conseguiu aprovar no Congresso medidas econômicas que a gestão Dilma tentou e fracassou. Mas Temer enfrenta um grande desafio: votar a reforma da Previdência no Congresso, tarefa que se revela dura.

A queda dos juros e a baixa da inflação são boas notícias, mas não houve a recuperação econômica prevista pelo governo. A rigor, a taxa de juros nominal caiu. A real, cresceu. O desemprego aumentou, e a popularidade do governo é baixa.

*

Dilma entra na roda

As delações do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura trazem novos complicadores para o ex-presidente Lula. Mas as colaborações são piores para a ex-presidente Dilma.

A petista sempre achou que a Lava Jato atingiria somente Lula e o PT. Estava errada _isso contribuiu para a queda do poder. Como João Santana é mais próximo de Dilma do que de Lula, as delações têm força em relação à ex-presidente.

Há informações que contradizem as versões de Dilma, que negava ter havido caixa 2 nas campanhas dela e depois passou a dizer que, se houve financiamento ilegal, isso aconteceu sem que a petista tivesse conhecimento.

Será preciso ver também o efeito sobre o julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral, o que preocupa o Palácio do Planalto.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Compartilhe

Deixe um comentário