Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Pescadores fazem mutirão de limpeza em mangues para conseguir pescar, na PB

0

Por Bruno Sakaue, TV Cabo Branco

Sujeira nos mangues faz peixes desaparecerem na Paraíba

Sujeira nos mangues faz peixes desaparecerem na Paraíba

Alguns pescadores na Paraíba estão tendo que fazer mutirões de limpeza nos mangues para conseguir pegar peixes. O motivo são as toneladas de lixo trazidas pela maré até os mangues no estuário do Rio Paraíba, na Região Metropolitana de João Pessoa. É encontrado principalmente plástico, mas dá para encontrar de tudo.

“É freezer, é televisão, é som, guarda-roupa, todo tipo de bagunça a gente encontra dentro desse mangue hoje em dia”, explicou o pescador Williames Diego dos Santos Lima.

O pescador Marcelino Ferreira dos Santos, que há quase três décadas tira o sustento da família do mangue, contou que antes, a situação era diferente. “Era uma fartura de peixe. Saúna, tainha, arapeba, camurim, caranguejo. Mas hoje? Ninguém vê nada além de lixo. É lixo demais”, relatou.

Pescadores 'pescam lixo' em mangue da Região Metropolitana de João Pessoa — Foto: Jornal Nacional/Reprodução Pescadores 'pescam lixo' em mangue da Região Metropolitana de João Pessoa — Foto: Jornal Nacional/Reprodução

Pescadores ‘pescam lixo’ em mangue da Região Metropolitana de João Pessoa — Foto: Jornal Nacional/Reprodução

Por causa desse cenário, dificilmente os peixes chegam para se alimentar. “Não vem, não vem. Pra ele vir se alimentar, tem que tá limpo. Quando eu vejo isso aqui, de onde eu tiro o meu sustento pescando peixe… é triste mesmo”, disse Marcelino.

Sem peixe, a alternativa que os pescadores encontraram foi agir e se dividir entre a pesca e a coleta de lixo, se tornando “pescadores de lixo”.

“É triste dizer uma coisa dessas, mas é verdade. Já que não tem o peixe, nós estamos tentando pegar pelo menos um pouquinho desses plásticos pra tentar vender. Tentando limpar o meio ambiente, né?”, comentou Marcelino.

Mangues são áreas de transição entre os ecossistemas terrestre e marinho. Grande parte fica dentro de zonas de preservação. A estimativa é de que mais de um milhão de pessoas dependam deles para sobreviver.

Porém, de acordo com o biólogo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Fabiano Gumier, o problema do lixo nos manguezais afeta muito mais gente, vai parar na mesa da população.

“Já existe um estudo, realizado por uma pesquisadora da Universidade Estadual da Paraíba e outros pesquisadores, que já detectaram microplástico no interior de várias espécies de peixes, que são pescados e consumidos de modo intenso por nós, por toda a sociedade”, pontuou.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário