Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Polícia do Peru barra entrada de parlamentares destituídos

0

Policiais armados impediram nesta terça-feira (1º) a entrada no Congresso de alguns dos parlamentares destituídos um dia antes pelo presidente do Peru, Martín Vizcarra. Além das portas fechadas, havia barreiras de segurança nas ruas em volta da sede do Legislativo, em Lima.

Os opositores integrantes do parlamento dissolvido tentaram voltar ao trabalho por considerarem a medida de Vizcarra ilegal. Em sessão no fim da noite de segunda, os congressistas chegaram a aprovar a suspensão do presidente e a nomeação da vice Mercedez Araoz para ocupar o cargo – ato não reconhecido pelo Executivo nem pelas forças de segurança, incluindo a polícia.

Policiais cercam ruas próximas ao Congresso do Peru, em Lima, nesta terça-feira (1º) — Foto: Guadalupe Pardo/ReutersPoliciais cercam ruas próximas ao Congresso do Peru, em Lima, nesta terça-feira (1º) — Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

Policiais cercam ruas próximas ao Congresso do Peru, em Lima, nesta terça-feira (1º) — Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

Houve princípio de confusão em Lima, nos arredores do Congresso. O parlamentar destituído Carlos Tubino, do partido Força Popular, foi atingido por um cone de trânsito jogado por manifestantes favoráveis a Vizcarra.

“Ao chegar às várias barreiras ao redor do Congresso, eles [policiais]se negavam ao menos a me resguardar, existindo uma turba que me seguia”, declarou Tubino, no Twitter.

Carlos Tubino@TubinoCarlos

Fui agredido Gracias al Descriterio @PoliciaPeru⁩ ya q al llegar a varias barreras alrededor Congreso, se negaban p lo menos a resguardarme, existiendo 1 Turba q me seguía, a pesar d ser Accesitario Com. Permanente. Al final PNP Montada me rescató!!👎👎 https://elcomercio.pe/politica/carlos-tubino-es-agredido-mientras-es-retirado-por-la-policia-del-parlamento-noticia/ 

Carlos Tubino es agredido mientras es retirado por la policía del Parlamento

El integrante del disuelto Congreso recibió insultos y agresiones por parte de la ciudadanía en las inmediaciones del Parlamento

elcomercio.pe

1,601 people are talking about this

Somente parlamentares integrantes da Comissão Permanente – grupo que substitui o Congresso durante a dissolução do Legislativo – puderam ingressar no prédio. Mesmo assim, alguns congressistas conseguiram entrar mesmo sem integrar o grupo.

Entenda a crise no Peru

Policiais marcham do lado de fora do Congresso nesta terça-feira (1º), um dia depois de o presidente suspender as atividades do Legislativo — Foto: Guadalupe Pardo/ReutersPoliciais marcham do lado de fora do Congresso nesta terça-feira (1º), um dia depois de o presidente suspender as atividades do Legislativo — Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

Policiais marcham do lado de fora do Congresso nesta terça-feira (1º), um dia depois de o presidente suspender as atividades do Legislativo — Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

O presidente Martín Vizcarra – que não detinha a maioria no Congresso – tentou levar adiante na segunda-feira uma reforma do modelo de escolha dos juízes do Tribunal Constitucional. A proposta, considerada pelo Executivo uma medida anticorrupção, tentava evitar que os oposicionistas controlassem também o Judiciário.

Ao entrar com a proposta no Congresso, Vizcarra a vinculou a um voto de confiança – isto é, caso os parlamentares a rejeitassem, o presidente teria prerrogativa de dissolver o parlamento.

A Constituição determina que o chefe do Executivo pode suspender o Legislativo caso tenha duas moções de confiança do Conselho de Ministro negadas. A desta segunda foi a terceira em menos de um ano.

Presidente do Peru, Martín Vizcarra, anuncia fechamento do Congresso e convocação de novas eleições — Foto: Peruvian Presidency/Handout via ReutersPresidente do Peru, Martín Vizcarra, anuncia fechamento do Congresso e convocação de novas eleições — Foto: Peruvian Presidency/Handout via Reuters

Presidente do Peru, Martín Vizcarra, anuncia fechamento do Congresso e convocação de novas eleições — Foto: Peruvian Presidency/Handout via Reuters

No fim do dia, os congressistas iniciaram uma votação para nomear um novo juiz do Tribunal Constitucional e não apreciaram a proposta de Vizcarra. Assim, o presidente considerou que os parlamentares ignoraram a moção e, então, anunciou que dissolveu o Congresso e convocou eleições para janeiro de 2020.

Porém, segundos antes do anúncio de Vizcarra, congressistas se apressaram em aprovar a moção apresentada pelo presidente. Dessa forma, os parlamentares alegaram que o chefe do Executivo não teria respaldo para dissolver o Congresso.

Mercedes Araoz foi nomeada pelo Congresso como presidente interina do Peru — Foto: Andrea Verdelli / Pool / via REUTERS Mercedes Araoz foi nomeada pelo Congresso como presidente interina do Peru — Foto: Andrea Verdelli / Pool / via REUTERS

Mercedes Araoz foi nomeada pelo Congresso como presidente interina do Peru — Foto: Andrea Verdelli / Pool / via REUTERS

Momentos depois, o parlamento aprovou a suspensão temporária de Vizcarra por 12 meses alegando “incapacidade moral”. Em seguida, a vice-presidente do Congresso, Mercedez Araóz, foi nomeada para assumir a presidência peruana.

No entanto, ainda na noite de segunda-feira, as Forças Armadas peruanas e a polícia anunciaram apoio a Vizcarra, que também encontrou manifestações de apoio nas maiores cidades do país.

Mapa do Peru — Foto: G1 Mapa do Peru — Foto: G1

Mapa do Peru — Foto: G1

Compartilhe

Deixe um comentário