Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Porteiro de prédio que desabou em Fortaleza deixa hospital

0

Francisco Rodrigues Alves, o porteiro de 59 anos que escapou com vida do desabamento do Edifício Andrea, teve alta médica neste sábado (20), mesmo dia em que os bombeiros resgataram a última pessoa sob os escombros e encerraram a busca por pessoas. Francisco é uma das pessoas que aparece correndo para se salvar em vídeo de câmera de segurança do momento do incidente.

“Estou bem, conseguindo andar. Sentindo um pouco de dor mas estou conseguindo”, disse ao G1. Rodrigues foi liberado do Hospital Dra. Zilda Arns Neumann por volta das 15h deste sábado.

O ex-porteiro e zelador do Andrea passou por uma cirurgia no braço. Ele estava próximo a um dos portões do edifício no momento em que a estrutura ruiu e correu para longe dos escombros.

Porteiro afirma que desabamento do edifício Andrea foi 'tragédia anunciada' — Foto: Arquivo pessoalPorteiro afirma que desabamento do edifício Andrea foi 'tragédia anunciada' — Foto: Arquivo pessoal

Porteiro afirma que desabamento do edifício Andrea foi ‘tragédia anunciada’ — Foto: Arquivo pessoal

Ele era funcionário do prédio há 20 anos. Em depoimento um dia após a tragédia ele afirmou que “o prédio vinha caindo aos poucos”. “O prédio já vinha nos avisando que ia cair. Eu tinha medo e muitas pessoas também. As colunas não resistiram o peso, né? Vinha caindo aos poucos, já tem muito tempo que era assim. Era como se fosse uma tragédia anunciada”, relatou o zelador e porteiro.

Moradores hospitalizados

Com a alta de Francisco Alves, três pessoas feridas no desabamento seguem hospitalizadas.

  • Antônia Peixoto Coelho, 72 anos, segue internada em um hospital particular em estado grave;
  • Cleide Maria da Cruz Carvalho, 60 anos, está no Instituto Doutor José Frota (IJF) com ferimentos no corpo e apresenta quadro de saúde estável;
  • Gilson Gomes, 53 anos, quebrou as duas pernas enquanto trabalhava próximo ao local do desabamento e também recebe atendimento no IJF. Ele segue com quadro de saúde estável.
Vídeo mostra primeiros momentos do desabamento em Fortaleza

Vídeo mostra primeiros momentos do desabamento em Fortaleza

O que se sabe até agora

Falhas na estrutura

A síndica do edifício solicitou, um mês antes do desabamento, um orçamento para recuperação estrutural. No dia de 19 de setembro, a vistoria técnica da empresa detectou pelo menos 135 pontos com falhas estruturais na área do pilotis.

Empresa filmou paredes rachadas do edifício Andrea dias antes do desabamento

Empresa filmou paredes rachadas do edifício Andrea dias antes do desabamento

O orçamento pedido pela síndica foi entregue no último dia 30, mas a proposta foi recusada dois dias depois, porque uma concorrente ofereceu o serviço com menor custo.

Durante a visita técnica, eles diagnosticaram rachaduras nos pilares, concreto soltando da armação e ferros soltos. Na casa de bomba, onde é feito o transporte da água da cisterna para a caixa, Alberto Cunha revela que o ambiente concentrava a maior parte das falhas.

Mapa mostra localização do Edifício Andrea, em Fortaleza, e descrição dos apartamentos — Foto: Arte/G1Mapa mostra localização do Edifício Andrea, em Fortaleza, e descrição dos apartamentos — Foto: Arte/G1

Mapa mostra localização do Edifício Andrea, em Fortaleza, e descrição dos apartamentos — Foto: Arte/G1

Compartilhe

Deixe um comentário