Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Porto do Pecém chega a 1,5 milhão de toneladas de placas de aço exportadas

0

O Porto do Pecém alcançou a marca de 1,5 milhão de toneladas de placas de aço movimentadas. O navio Spar Corona foi carregado com 27.613,41 t, equivalente a 1.366 unidades de placas. Com destino ao Porto de Santos, a embarcação desatracou nesta segunda-feira (1).

Desde janeiro foram movimentadas 906.618,75 toneladas, 51% a mais que o total dos cinco primeiros meses da operação de placas que aconteceu de agosto a dezembro do ano passado no porto.  De acordo com o diretor-presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, até o momento já estão programados para o mês de maio a atracação de mais oito navios, que deverão movimentar uma carga superior a 300 mil toneladas de placas de aço.

O início da operação da Companhia Siderúrgica do Pecém promoveu um incremento na movimentação total do porto. “Vale ressaltar que apenas de matéria-prima a CSP movimenta cerca de 7 milhões de toneladas, e a capacidade de produção da siderúrgica por ano, que serão movimentadas pelo Pecém, é de mais 3 milhões de toneladas de placas de aço”, destaca o presidente.

O impacto nas atividades no porto cearense já pode ser observado em 2016, quando o recorde de movimentações no acumulado do ano foi alcançado, chegando a 11 milhões de toneladas de cargas importadas e exportadas. “Esperamos finalizar este ano com 14 milhões de toneladas”, finaliza Serpa.

A operação das placas de aço está sendo realizada em parceria pelos três prestadores de serviços do Porto do Pecém (Tecer, Apm Terminals e Unilink), sob a coordenação da Cearáportos. Desde agosto de 2016 já foram exportadas placas de aço produzidas no Ceará para diversos lugares do mundo como, Estados Unidos, Turquia, Itália, Tailândia, Coreia do Sul, dentre outros.

Foto: Marcos Studart/Governo do Estado do Ceará

Luiza Dantas
Assessora de Imprensa da Cearáportos
(85) 3372.1500 (Ramal) 1795 / 989442841
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br
www.cearaportos.ce.gov.br

Compartilhe

Deixe um comentário