Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Praça do Ferreira recebe abertura do 27º Natal de Luz

0

A abertura da 27ª edição do Ceará Natal de Luz 2023 aconteceu na noite dessa sexta-feira, 17. A ação foi realizada pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza. As atrações da noite incluíram a apresentação do Coral da Luz, na sacada do Hotel Excelsior, e o show do músico pernambucano Geraldo Azevedo. O tema desta edição é “Gratidão”.

Na ocasião, o prefeito José Sarto (PDT) ressaltou a importância do Natal de Luz para Fortaleza. “É um momento de alegria, de reflexão, e eu fico muito feliz por estar hoje nessa festa popular, alegre, que traz uma mensagem muito grande de gratidão, gratidão a Deus pela vida. Sou muito grato por poder participar dessa festa e entregar a chave da cidade ao Papai Noel,” afirmou o prefeito.

O presidente da CDL de Fortaleza Assis Cavalcante destacou o potencial agregador do período e o impacto da tradicional programação para o comércio varejista. “O evento, que já chega à 27° edição, tem o objetivo de trazer as pessoas para o centro de Fortaleza, passar a mensagem do Natal, do nascimento de Jesus, que é muito importante, e ao mesmo tempo de gerar vendas no varejo”, explicou Assis.

Para Maria Raquel dos Reis, este ano o Natal de Luz está diferente. Enquanto o filho se apresentava no palco, junto com a banda do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, ela acompanhava emocionada. “É a primeira vez dele participando, a emoção está muito grande, o coração está a mil,” conta. Para ela, o evento é uma antiga tradição familiar. “Todo ano a gente vem, é um momento em que reunimos nossa família. E faz eu me lembrar da minha infância. Quando era criança, eu me apresentava aqui cantando no coral, e hoje meu filho está tocando.”

Vivendo a festa como o início de uma tradição, Ícaro Assis veio pela primeira vez prestigiar o Natal de Luz e trouxe a esposa, Mariana, a mãe Ireda, e a filha, Maria Alice. Com seis meses de idade, a pequena despertou nos pais a vontade de inaugurar uma tradição.

“Sempre foi uma vontade da minha mãe e da minha esposa, e quando nasceu a nossa filha, quisemos trazer ela. Queremos começar um novo ciclo. O Natal para a nossa família sempre foi muito forte, então a abertura do Natal de Luz relembrou muito essa parte da infância da gente, porque toca bem na parte mais emotiva da gente, da infância”, disse.

O Ceará Natal de Luz segue até o dia 23 de dezembro.

Programação

A programação teve início com a apresentação da Banda do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, seguida por um espetáculo de teatro musical com a participação da Camerata Santa Cecília, trazendo no repertório músicas natalinas tradicionais e canções de autoria do Maestro Poty Fontenelle. O ballet da Edisca trouxe ao palco o espetáculo Auto de Natal.

Também fizeram parte da festa o acendimento oficial das luzes da praça e a chegada do Papai Noel, que recebeu as chaves da cidade do prefeito José Sarto. Após a entrega, um grupo formado por 150 crianças e adolescentes realizou a tradicional apresentação Coral da Luzas, nas sacadas das janelas do Hotel Excelsior. As crianças se revezarão nas apresentações das músicas natalinas acompanhadas de coreografias ao longo de todo o Ceará Natal de Luz, até 23 de dezembro. A apresentação do Coral da Luz ocorre diariamente às 18h.

Encerrando a noite do Ceará Natal de Luz, o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo subiu ao palco. O grande homenageado da noite foi o cearense Ednardo, compositor, cantor e violonista. Um dos principais músicos da geração cearense que foi descoberta pela música popular brasileira (MPB) nos anos 1970, juntamente com Amelinha, Belchior e Fagner. Possui mais de 400 músicas e letras, distribuídas em 15 discos originais, e projeção internacional, tendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA.

FOCUS.JOR

Compartilhe

Deixe um comentário