Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Prefeitura apresenta prestação de contas com superávit positivo antes da pandemia

0

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), realizou audiência pública virtual dar transparência nos gastos com o dinheiro público e apresentação do cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2020 do Poder Executivo. A transmissão foi ao vivo pelo Facebook, em decorrência da pandemia do coronavírus, na manhã desta quinta-feira, 28 de maio de 2020, e contou com a participação do Prefeito Cláudio Pinho, secretários municipais, vereadores e comunidade.

Durante a apresentação, o Secretário de Finanças Fernando Damasceno, mesmo com cenário adverso e diante de uma pandemia sem precedentes, o município conseguiu manter em dia todos os serviços, investimentos, previdência e pagamento do funcionalismo público municipal e fornecedores. “Neste momento há um equilíbrio financeiro e mesmo após a concessão do aumento dos servidores municipais, conseguimos atingir com saldo positivo as nossas metas”, explicou.

O secretário destacou, durante a live, que o município demonstra um superávit primário positivo, que é resultado de todas as receitas e despesas da gestão. Damasceno enfatizou que esse resultado positivo é importantíssimo, pois potencializa o município para novos investimentos, pagamento de dívidas, além de oferecer condições favoráveis para investimentos em situações emergenciais como a crise de saúde que estamos vivenciando, causada pelo coronavírus.

Durante a videoconferência, o Prefeito Cláudio Pinho falou da importância de toda a equipe estar alinhada e bem planejada, fazendo uma gestão financeira compatível, e, adiantou que a equipe precisa estar preparada para enfrentar os próximos meses. “Temos que ter espírito público para enfrentar as adversidades futuras. Até agora, todos os recursos que recebemos estão sendo investidos em pagamento de pessoal e desenvolvimento de ações que possam transformar a vida das pessoas para melhor. Esse é o maior compromisso e patrimônio da Gestão Municipal”, destacou.

Sobre as próximas metas fiscais, o Secretário Fernando Damasceno ressaltou que, apesar de o município estar em situação positiva neste momento e com aumento de disponibilidade financeira de caixa nesse último quadrimestre, é importante dizer que Sao Gonçalo do Amarante ainda não sofreu financeiramente os efeitos da pandemia. “Momentaneamente, a nossa gestão financeira está dentro de tudo que a Gestão do Prefeito Cláudio Pinho projetou, pois o 1º quadrimestre é referente até 30 de abril. Estamos entrando, a partir de agora, em momento de incertezas, expectativa, alerta e prudência nos gastos públicos”, alertou o secretário, concluindo que “é preciso muito equilíbrio e controle para reduzir ao máximo os efeitos dessa queda de receita, para não comprometer os investimentos que o Prefeito Cláudio Pinho deseja realizar e não comprometer fontes de renda importantes que movimentam a economia do município”, finalizou.

Compartilhe

Deixe um comentário