Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Prefeitura vistoria 14 mil prédios em Fortaleza e emite 384 certificados de segurança

0

Fortaleza tem 74 mil imóveis que se encaixam na lei de inspeção predial, dos quais 14 mil já foram visitados pela Secretaria de Finanças. De acordo com a pasta já foram emitidos 384 certificados que garante que o prédio está imune a ocorrências que possam ocasionar acidentes.

O certificado de inspeção predial, conhecido como Cipe, comprova a realização de vistorias e análises técnicas por engenheiros habilitados. Todos os prédios da capital cearense com mais de três andares vão precisar desse documento.

A lei de inspeção predial está em vigor em Fortaleza desde 2015. O Decreto obriga vistoria técnica, manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos e privados da cidade. A multa para o descumprimento da lei é de R$ 5 mil.

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura Secção Ceará (Crea-CE) identificou que a falta de manutenção do edifício foi uma das causas do acidente. “Tudo precisa de manutenção. Nosso carro precisa de revisão, a gente faz exames periódicos, com a moradia é a mesma coisa. É possível morar a vida inteira em uma mesma casa ou apartamento, desde que sejam realizadas manutenções preventivas”, disse o presidente do Crea.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário