Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Primeiro-ministro conservador vence eleições na Austrália, contrariando pesquisas

0

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, venceu as eleições legislativas no país, contrariando as pesquisas de intenção de votos –até mesmo a de boca de urna–, que apontavam favoritismo do partido trabalhista.

Em meio à apuração dos votos neste sábado (18), o líder da oposição, Bill Shorten, reconheceu sua derrota.

Morrison afirmou que seu governo conseguiu um resultado milagroso nas eleições e que essa foi uma vitória dos australianos silenciosos que o apoiam.

“Sempre acreditei em milagres”, disse ele, na celebração.

Os resultados finais podem não ser definidos neste fim de semana, mas com mais da metade dos votos foram contados já há condição ao governo de coalizão de se manter no poder.

Eleições na Austrália têm reviravolta e conservadores vencem nas urnas
Jornal GloboNews
Eleições na Austrália têm reviravolta e conservadores vencem nas urnas

Eleições na Austrália têm reviravolta e conservadores vencem nas urnas

Não é claro ainda se ele conseguirá governar com uma maioria simples. A Câmara Baixa do Parlamento tem 151, e são necessárias 76 cadeiras para conseguir dominar a Casa.

Vitória conservadora não foi prevista pelas pesquisas

“É óbvio que o Partido Trabalhista não será capaz de formar o próximo governo”, disse Shorten, apontado como favorito nas pesquisas para essas eleições, diante de partidários incrédulos em Melbourne. Ele abdicou da liderança da frente política.

 Bill Shorten, que disputou o cargo de primeiro-ministro da Austrália, chega em evento em que reconheceu sua derrota — Foto: Reuters Bill Shorten, que disputou o cargo de primeiro-ministro da Austrália, chega em evento em que reconheceu sua derrota — Foto: Reuters

Bill Shorten, que disputou o cargo de primeiro-ministro da Austrália, chega em evento em que reconheceu sua derrota — Foto: Reuters

“Pelo interesse nacional, há pouco telefonei (ao líder liberal e atual primeiro-ministro) Scott Morrison para parabenizá-lo”, acrescentou.

A vitória de Morrison não havia sido prevista pelas pesquisas de intenção de votos: a boca de urna divulgada neste sábado pela emissora “9News” mostrava o Partido Trabalhista, liderado por Bill Shorten, com 52% dos votos nas eleições gerais na Austrália contra 48% do atual primeiro-ministro Scott Morrison.

Ao longo da jornada, o ânimo dos trabalhistas foi minguando, ao passar do otimismo que lhes davam as pesquisas até o pessimismo à medida que eram divulgadas as projeções eleitorais nos diferentes estados.

“Neste momento, é muito difícil ver algo diferente que a coalizão permanecendo no governo, mas não sabemos se será um governo de maioria ou minoria”, opinou o jornalista e comentarista da emissora australiana “ABC”, Anthony Green.

A Comissão Eleitoral Australiana estabeleceu 90 centros de votação no exterior, assim como outros 500 dentro do país para receber nos dias anteriores os votos de mais de 4 milhões de australianos que não puderam ir às urnas hoje.

As urnas das eleições gerais na Austrália abriram às 8h de sábado (18) – 19h de sexta-feira (17) em Brasília – e foram fechadas às 18h (5h no horário brasileiro).

Economia x política

Trabalhadores voltam para suas casas após dia de trabalho em Sydney, na Austrália — Foto: Saeed Khan/AFPTrabalhadores voltam para suas casas após dia de trabalho em Sydney, na Austrália — Foto: Saeed Khan/AFP

Trabalhadores voltam para suas casas após dia de trabalho em Sydney, na Austrália — Foto: Saeed Khan/AFP

A campanha governista atacou sistematicamente o programa econômico da oposição, o que reduziu a vantagem de Shorten. Uma das razões é a forte economia local, que registra crescimento ininterrupto há quase 30 anos –apesar de recente desaceleração.

Os bons números da economia australiana mascaram as recentes dificuldades políticas. Desde 2007, nenhum primeiro-ministro conseguiu completar um mandato. Em 2010, Julia Gillard desbancou o então primeiro-ministro, Kevin Rudd, por conflitos internos no Partido Trabalhista que três anos depois serviram para Rudd devolver na mesma moeda e tirá-la do cargo.

Após ganhar as eleições em 2013, o liberal Tony Abbott também passou pelas turbulências das intrigas dentro da legenda. Em 2015, ele perdeu a liderança do partido para Malcolm Turnbull, que três anos depois renunciou devido a uma crise no governo e foi substituído por Scott Morrison em agosto de 2018.

Assim, há a chance do crescimento de pequenas siglas, que podem definir a composição final do Parlamento, como os ambientalistas e os ultranacionalistas.

Existe, inclusive, uma possibilidade de o nacionalista Clive Palmer conquistar uma vaga no Senado com um slogan muito semelhante ao da campanha de Donald Trump nos Estados Unidos: “Make Australia great”.

Raio-X: Austrália — Foto: Igor Estrella/G1Raio-X: Austrália — Foto: Igor Estrella/G1

Raio-X: Austrália — Foto: Igor Estrella/G1

Compartilhe

Deixe um comentário