Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Primeiros candidatos a saírem do Enem 2021 em Fortaleza comentam sobre a prova: ‘relativamente fácil’

0

Primeiro dia de provas reúne mais de 208 mil candidatos inscritos no Ceará.

00:00/00:35

O estudante Vitor Gabriel, de Fortaleza, conta as impressões sobre o primeiro dia de Enem

Os primeiros candidatos a deixarem a Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, após o Enem 2021, relatam que a prova estava “tranquila” e “relativamente fácil”. O horário de saída permitida foi a partir das 15h30, duas horas depois do início da prova neste domingo (21).

O estudante Vitor Gabriel, de 19 anos, achou o modelo da prova mais dinâmico para os que tentaram o exame neste ano. “Achei uma prova mais dinâmica, mais rápida. Achei uma prova muito boa. Achei que estava acima da minha expectativa, a minha expectativa estava muito alta pra prova. Achei a redação um tema muito fácil, não tão fácil, mas um tema que dá pra abordar”, opina.

Diogo Santos, de 29 anos, fez a prova do Enem em Fortaleza e achou o teste tranquilo. — Foto: Isayane Sampaio/g1 CE

Diogo Santos, de 29 anos, fez a prova do Enem em Fortaleza e achou o teste tranquilo. — Foto: Isayane Sampaio/g1 CE

“Achei a prova tranquila. Sobre a redação achei tranquilo também, é um tema bem atual que a gente vive, né? Vamos esperar o próximo domingo, vai dar tudo certo”, opina Diogo Santos, de 29 anos, que já é estudante universitário, mas quer tentar outro curso na área da saúde.

Desta vez, o tema da redação foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Sérgio Facó, de 52 anos, que também fez a prova, teve uma boa impressão do teste. “Foi relativamente fácil. O tema da redação achei bom, bem atual, um assunto importante”.

Candidatos ao Enem começam a sair de um dos locais de provas em Fortaleza. — Foto: Almir Gadelha/Sistema Verdes Mares

Candidatos ao Enem começam a sair de um dos locais de provas em Fortaleza. — Foto: Almir Gadelha/Sistema Verdes Mares

LEIA TAMBÉM:

No Ceará, 208.841candidatos estão inscritos para fazer o Enem. Neste domingo, os candidatos respondem a 45 questões de linguagens; 45 questões de ciências humanas (que inclui história, geografia, filosofia, e sociologia); e a redação. No próximo domingo (28) serão terá 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza (biologia, física e química).

Força antes do início do teste

Samuel Alves acompanhou a namorada Sara Oliveira ao local de prova do Enem, em Fortaleza, vestido como o personagem de anime Naruto. — Foto: Cadu Freitas/g1 CE

Samuel Alves acompanhou a namorada Sara Oliveira ao local de prova do Enem, em Fortaleza, vestido como o personagem de anime Naruto. — Foto: Cadu Freitas/g1 CE

Samuel Alves, de 21 anos, não vai fazer o Enem neste ano, mas acompanhou a namorada, Sara Oliveira, de 18 anos, até o local de prova na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, na manhã deste domingo (21). Ele resolveu se vestir como o personagem de anime Naruto para a ocasião.

“É um gosto pessoal, pode ser definido como estilo, mas onde eu vou, vou vestido como Naruto”, conta sobre a escolha da vestimenta. Samuel fez a prova em 2018 e se recorda do nervosismo. “Eu tive medo no meu primeiro Enem, com aquele nervosismo. Mas hoje em dia vejo que o clima por aqui está diferente”.

Prestes a fazer a prova, Sara confessa que também sentiu o nervosismo, mas tenta manter o controle. “A gente fica nervosa, né? Mas sempre tentando manter a calma, porque não é um fim do mundo. O vestibular não vai definir o que a gente é. Mais cedo eu estava, mas só de chegar aqui fiquei mais calma. E meu namorado me dá um pouco mais de força”, conta a jovem, que tenta entrar para o curso de psicologia.

Bicicleta no Enem

Ana Vitória foi acompanhada do pai de bicicleta até o local de prova do Enem, em Fortaleza. — Foto: Cadu Freitas/G1 CE

Ana Vitória foi acompanhada do pai de bicicleta até o local de prova do Enem, em Fortaleza. — Foto: Cadu Freitas/G1 CE

No primeiro dia de aplicação do Enem 2021, a estudante Ana Vitória de Souza, de 18 anos, chegou ao local de prova cedo, duas horas antes da abertura dos portões. A jovem foi agendada para a prova na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e resolveu ir de bicicleta, acompanhada do pai, até o local.

A escolha pelo meio de locomoção foi por uma junção de fatores. Segundo ela, além de economizar o dinheiro do ônibus, também é uma forma de colaborar com a natureza, por utilizar um transporte não poluente. “Pegar um ônibus custa dinheiro, né? E como é perto de casa, dá para vir de bicicleta. É juntar o útil ao agradável e o meio ambiente agradece”, diz.

A jovem tenta entrar para a universidade no curso de psicologia e comentou também sobre o desafio em se preparar durante a pandemia de Covid-19. “Foi uma jornada bem longa. Lá na minha escola, por exemplo, todas as provas são guiadas com foco no Enem. Os professores incentivaram muito e ajudaram mesmo, porque nessa pandemia foi complicado lidar com os estudos”, conta.

Candidatos chegando para a prova na Uece, um dos locais com maior concentração de alunos em Fortaleza.  — Foto: Almir Gadelha/Sistema Verdes Mares

Candidatos chegando para a prova na Uece, um dos locais com maior concentração de alunos em Fortaleza. — Foto: Almir Gadelha/Sistema Verdes Mares

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário