Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Princesa Eugenie e Jack Brooksbank se casam no Castelo de Windsor

0

Uma das netas da rainha Elizabeth II, a princesa Eugenie de York — nona na linha de sucessão ao trono britânico –, e o noivo, Jack Brooksbank, subiram ao altar nesta sexta-feira (12), às 11h da manhã, na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, Inglaterra. Este é o segundo casamento real do ano, já que Harry e Meghan Markle se casaram em maio.

O bispo de Windsor, David Conner, foi quem conduziu a cerimônia, enquanto o Arcebispo de York, John Sentamu, conduziu as preces. Mais de 800 convidados estiveram presentes na cerimônia religiosa entre eles: William e Kate Middleton, Harry e Meghan, Elizabeth II e Philip, Charles e Camila, entre outros.

O casal, que namora há 7 anos e ficou noivo durante uma viagem a Nicarágua em janeiro, disse “sim” na mesma capela do século 15 em que o Duque e da Duquesa de Sussex se casaram  em frente a 600 convidados e assistidos por um público global de centenas de milhões de pessoas.

Princesa Eugenie e Jack Brooksbank se casam em Windsor (Foto: Getty Images)

No entanto, apesar da mesma localização, o grande dia da Princesa Eugenie teve uma decoração sustentável, livre de plástico, que vai de acordo com a postura ambiental da noiva. Em uma entrevista à Vogue britânica, ela disse: “Minha casa inteira é anti-plástico, Jack e eu queremos que nosso casamento seja assim também”, contou.

LEIA MAIS: Príncipe Harry e Meghan Markle vão à festa de casamento

O cantor e compositor Andrea Bocelli e a Orquestra Filarmônica Real, da qual o duque de York é patrono, se apresentaram durante a cerimônia. Em seguida da cerimônia, os noivos fizeram uma curta procissão pelas ruas de Windsor. Além disso, ao contrário do casamento de Harry e Meghan, o evento se estenderá até o sábado, com relatos de que haverá um festival com um parque de diversões e chá da tarde.

Princesa Eugenie of York om o pai, príncipe Andrew (Foto: Getty Images)

Princesa Eugenie e Jack Brooksbank
Princesa Eugenie Victoria Helena de York nasceu dia 23 de março de 1990 no hospital Portland, em Londres. Ela é a filha mais nova do príncipe Andrew, Duque de York, e Sarah Ferguson. Sua irmã mais velha é a princesa Beatrice de York (e também sua dama de honra). Eugenie se formou em Inglês e História da Arte na Universidade Newcastle e desde 2015 trabalha na galeria de arte Hauser and Wirth em Londres. Eugenie, de 28 anos, e Brooksbank, de 31 anos, namoram há sete anos. O noivo, educado em Stowe, era gerente de um dos hotspots mais bacanas de Mayfair, o Mahiki. E agora é embaixador da Casamigos Tequila, no Reino Unido, que foi co-fundada pelo ator George Clooney. De acordo com a revista Tatler, ele é um excelente esquiador e os dois se conheceram por amigos em comum enquanto esquiavam em Verbier.

Depois do casamento, Eugenie continuará a ser chamada de Princesa Eugenie enquanto Jack Brooksbank não terá título real algum.

Casamento da Princesa Eugenie e Jack Brooksbank Getty Images/ Divulgação
Princesa Eugenie e Jack Brooksbank se casam em Windsor (Foto: Getty Images)

O vestido
Para a ocasião, a princesa escolheu um vestido assinado por um estilista britânico. Em uma entrevista recente, Eugenie contou: “O vestido era uma das coisas sobre as quais eu já estava decidida. Assim que marcamos o casamento, eu já sabia o estilista e o estilo, de cara”, explicou ela em uma entrevista recente, afirmando que não queria mangas bufantes.

LEIA MAIS: Vídeo mostra reação de Meghan Markle ao ver seu vestido de noiva pela primeira vez

Ela também optou por usar a tiara York, que foi confeccionada para o casamento de sua mãe em 1986. Como as tiaras são reservadas para noivas e mulheres casadas, de acordo com o protocolo real, esta será a primeira chance da princesa usá-la.

LEIA MAIS: Casamento real: Meghan Markle usa tiara da Rainha Mary

LEIA MAIS: Sobrinha de Lady Di usa tiara da tia em casamento

Chegada da noiva a castelo (Foto: Getty Images)

Procissão “curta”
O passeio dos noivos será um pouco mais curto do que o de Harry e Meghan, já que trata-se de um casamento menor e não tão chamativo. A carruagem passou pelos terrenos do Castelo de Windsor, depois entrou na cidade de Castle Hill, em seguida pela Windsor High Street, retornando aos terrenos do castelo em Cambridge Gate.

Aliança de safira
Os noivos desenharam o anel de noivado juntos, entretanto foi Brooksbank quem escolheu a rara Safira Padparadscha para presentear a amada. “A pedra muda de cor em diferentes angulos que você olha, o que faz me lembrar da minha incrível Eugenie”, explicou ele. O anel é bem similiar ao anel de noivado de Sarah Ferguson, mãe da noiva. A joia de Sarah foi feita com Rubi Burmese e recheado de diamantes numa base de ouro amarelo.

Princesa Eugenie e Jack Brooksbank se casam em Windsor (Foto: Getty Images)

Convidados da festa
O casal convidou 1.200 membros públicos para a festa no castelo de Windsor, seguindo os passos de Harry e Meghan. Eugenie e Brooksbank também convidaram membros da comunidade de Windsor, representantes de suas instituições de caridade favoritas, moradores do castelo e alguns funcionários da Casa Real para ficarem no local junto com as crianças das escolas locais onde a Princesa Eugenie estudou

Além disso, os noivos convidaram famosos como: Naomi Campbell, Cara Delevingne, Ellie Goulding, George Clooney e Amal (Brooksbank é embaixador da marca Casamigos Tequila, uma empresa de propriedade de Clooney).

Kate Middleton, príincipe Harry e Meghan Markle (Foto: Getty Images)
Naomi Campbell (Foto: Getty Images)
Cara Delevingne  (Foto: Getty Images)
Príncipe Harry (Foto: Getty Images)
Rainha Elizabeth (Foto: Getty Images)
Kate Middleton e Príncipe William (Foto: Getty Images)
Grávida, Pippa Middleton e o marido, James Matthews (Foto: Getty Images)

Pajens e damas
Príncipe George foi um dos pajens junto com Louis de Givenchy, filho do banqueiro do JP Morgan, Olivier de Givenchy, e sua esposa Zoe. Ines de Givenchy, de 2 anos, irmã de Louis, também fez parte. A princesa Charlotte levou algumas flores junto com Maud Windsor, a filha de 4 anos de Lorde Freddie Windsor e sua mulher, a atriz Sophie Winkleman, e Theodora Rose, a filha de 5 anos de Robbie Williams.

LEIA MAIS: Princesa Charlotte tropeça ao chegar a casamento

Charlotte (Foto: Getty Images)
Chalortte e George (Foto: Getty Images)
Charlotte (Foto: Getty Images)

LEIA MAIS: George e Charlotte dão ‘show de fofura’ no casamento de amiga de Kate Middleton

Daminhas e pajens acompanham a noiva no imponente CAstelo de Windsor (Foto: Getty Images)

Festas
Haverá duas festas após a cerimônia religiosa. Como fez para Harry e Meghan, a rainha Elizabeth II receberá alguns convidados com champanhe no castelo de Windsor durante a tarde. À noite, convidados mais íntimos celebrarão com os noivos em um evento organizado pelos pais da princesa, no Royal Lodge em Windsor, que é a residência oficial do Duque de York desde 2004.

No sábado os noivos darão outra festa, desta vez organizada pela A-list Bentleys Entertainment. Uma fonte ligada à realeza contou ao The Telegraph que haverá uma espécia de parque de diversão com carrinho de bate bate, barracas de comidas e muitos coquetéis.

O bolo
Os noivos escolheram um red velvet de chocolate da badalada Sophie Cabot. O doce será enfeitado com cores de outono. “Estou incrivelmente empolgada por ter esta maravilhosa oportunidade de criar um bolo tão especial e único”, disse a profissional. “Tem sido ótimo trabalhar com a Princesa Eugenie e Jack e eu realmente espero que eles aproveitem o bolo no dia”, completou.

Fachada do Castelo de Windsor (Foto: Getty Images)
Princesa Eugenie (Foto: Getty Images)

Custos para os cofres públicos
Enquanto o casamento em si será pago pela família do casal, os custos de segurança para o casamento, que caem para o bolso público, foram orçados em 10 milhõe sde reais.

Casa nova
O casal já se mudou para Ivy Cottage, uma casa de três quartos no Kensington Palace. A mudança, que aconteceu quatro meses após o anúncio do noivado, marcou a primeira vez que o casal viveu junto durante o relacionamento. A princesa Eugenie já morava com a irmã em um apartamento de quatro quartos no palácio de St. James. Harry e Meghan mudaram-se para Nottingham Cottage, outra casa nos terrenos do Palácio de Kensington, após o casamento em maio.

Princesa Eugenie e Jack Brooksbank se casam em Windsor (Foto: Getty Images)
Princesa Eugenie e Jack Brooksbank se casam em Windsor (Foto: Getty Images)
Princesa Eugenie e Jack Brooksbank se casam em Windsor (Foto: Getty Images)
Princesa Eugenie e Jack Brooksbank se casam em Windsor (Foto: Getty Images)
Eugenie (Foto: Getty Images)
Princesa Eugenie se casa no Castelo de Windsor (Foto: Getty Images)
Princesa Eugenie se casa no Castelo de Windsor (Foto: Getty Images)
QUEM
Compartilhe

Deixe um comentário