A produção na indústria do Paraná aumentou 7,2% de janeiro a julho desse ano, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta terça-feira (10).
O número positivo vai contra o resultado do Brasil, que registrou queda de 1,7% – o que mantém a indústria no nível de janeiro de 2009.
De acordo com o instituto, o Paraná foi impulsionado, principalmente, pelo comportamento positivo vindo das atividades de veículos automotores, reboques e carrocerias, produtos alimentícios e máquinas e equipamentos.
Setores que mais cresceram
- Veículos automotores, reboques e carrocerias com 25,2%
- Máquinas e equipamentos com 21,4%
- Produtos de metal com 10,5%
- Produtos alimentícios com 8,7%
Setores que mais caíram
- Produtos de madeira com 6,5%
- Bebidas com 5,2%
- Móveis com 3,7%
- Coque, produtos derivados do petróleo e biocombustível com 3,4%
- Produtos de minerais não-metálicos com 0,4%
Junho 2019 – Julho 2019
Conforme o levantamento, a produção industrial de junho a julho deste ano cresceu 2%. Já no país, em oito das 15 regiões pesquisadas houve queda na produção.
Os estados mais atingidos foram o Amazonas com queda de 6,2% e Pernambuco com redução de 3,9%. As maiores altas foram no Rio de Janeiro com 6,8% e Mato Grosso com 5,5%.
Por G1 PR — Curitiba