Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Profissionais da Saúde alertam para o reaparecimento de sintomas em pacientes recuperados da Covid-19

0

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) lançou uma nota técnica no último dia 7 de julho de 2020, alertando os profissionais da saúde do Ceará para a recorrência de quadro clínico de pacientes com sintomas da Covid-19, após a recuperação.

A orientação, caso uma pessoa recuperada sinta novamente os sintomas da doença, é para que o teste seja feito.

Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde de São Gonçalo do Amarante, Kylvia Gardênia Torres, os estudos são um alerta para os serviços de Saúde. “O tempo médio entre os primeiros sintomas e o retorno deles, foi de 56 dias aproximadamente. Os estudos ainda necessitam de investigação detalhada, mas servem como alerta para permanecermos vigilantes pós-alta e pós-recuperação, recomendando a observação dos pacientes por um período mais prolongado”, avalia.

De acordo com a nota da Sesa, não existe confirmação de reinfecção humana com o coronavírus. Porém, há relatos de pessoas que retornaram a ter sintomas após a cura, acompanhados de detecção viral em exames laboratoriais, ou seja, exame de swab positivo.

No Ceará, já foram registrados nove casos, somente no mês de junho, que se enquadram nos critérios de Recorrência da Covid-19 e todos eram profissionais de saúde.

A nota recomenda ainda que os profissionais de saúde que, independente do resultado de testes, os pacientes com Covid-19 precisam ser observados e acompanhados, mesmo após a resolução do quadro clínico.

Veja a nota da Sesa na íntegra: https://bit.ly/2Oabi4p

Compartilhe

Deixe um comentário